Comissão debate novo modelo para agricultura do país — Rádio Senado

Comissão debate novo modelo para agricultura do país

LOC: A SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA RIO+20 DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA UM NOVO MODELO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA.

LOC: “A AGRICULTURA DO FUTURO” FOI O TEMA DO DEBATE QUE REUNIU PESQUISADORES DA EMBRAPA E DO SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(REPÓRTER) Os temas que vem sendo discutidos pela subcomissão presidida pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal deverão ser levados para a Conferência da Rio Mais Vinte, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2012, vinte anos depois da Eco 92. Nesta quarta feira, o tema da audiência foi “A Agricultura do Futuro”. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Vicente Soares de Almeida, afirmou que, apesar das discussões sobre meio ambiente terem avançado a partir da década de 70, o modelo que vem sendo adotado pelo Brasil e pelo resto do Mundo traz uma série de contradições: reduz a biodiversidade, em favor de um modelo alimentar que, segundo Vicente restringe os alimentos, aumenta a emissão de CO2 e é responsável pela contaminação do solo, água e ar por agrotóxico. O Presidente do SINPAF também falou sobre os impactos sociais como êxodo rural, concentração da riqueza, violência rural e urbana e fome e desnutrição.

(VICENTE SOARES) - Enquanto nós quebramos recordes e recordes na produção de alimentos nós temos uma contradição muito forte que é o acesso a esse alimento e não só o acesso mas o processo de produção desse alimento que nos traz uma forma muito perversa de socializar as dificuldades desse processo como por exemplo internalizar no processo de produção os custos para a recuperação de ambientes degradados.

(REPÓRTER) – O presidente do Sindicato afirmou que a Agricultura do Futuro precisa em primeiro lugar estar voltada para os interesses da população. Defendeu também a garantia pelo Estado de direitos e deveres fundamentais, o fortalecimento das instituições de pesquisa e desenvolvimento rural além de uma reforma agrária ampla e massiva. Para o presidente da subcomissão, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a grande preocupação é a de que o tempo futuro chegue antes das condições necessárias para enfrentá-lo.

 (SENADOR CRISTOVAM BUARQUE) –Ou seja, se eu vou ter uma doença grave, daqui a dois, três, cinco anos, eu não posso ser otimista com a descoberta da cura para daqui a quinze anos e a relação agricultura, pobreza e meio ambiente talvez só seja resolvida tarde demais.

 (REPÓRTER) Participaram ainda do debate o Pesquisador da Embrapa, Kepler Euclides Filho e Zander Navarro, pesquisador da Embrapa, estudos e capacitação – Cecat.
24/11/2011, 08h03 - ATUALIZADO EM 24/11/2011, 08h03
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00