Senado aprova MP que prevê incentivos às exportações — Rádio Senado

Senado aprova MP que prevê incentivos às exportações

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PREVÊ INCENTIVOS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. 

LOC: A EMEPÊ 540 PREVÊ, ENTRE OUTRAS COISAS, A RESTITUIÇÃO DE PARTE DOS TRIBUTOS PAGOS POR EMPRESAS EXPORTADORAS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): A Medida Provisória 540 é parte do Plano Brasil Maior, anunciado pelo governo federal em agosto. Inicialmente ela previa a devolução de parte dos tributos pagos pelas empresas exportadoras brasileiras. Porém, ao ser analisada na Câmara dos Deputados recebeu diversas emendas que, na avaliação dos senadores da oposição, modificaram a intenção original do governo. Uma delas prevê a utilização dos recursos do FGTS em obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias afirmou que além de inconstitucional, por tratar de assuntos diversos, a Medida Provisória que veio da Câmara é injusta com o trabalhador brasileiro.
 
(ÁLVARO DIAS): Os recursos que deveriam ser utilizados única e exclusivamente em benefício dos trabalhadores são utilizados agora para atender os interesses de grandes empresários do País que lucrarão de forma exorbitante com a realização da Copa do Mundo em nosso País.

(REPÓRTER): O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, disse que com a Medida Provisória o governo tenta se antecipar a um agravamento da crise econômica internacional.
 
(LINDBERGH FARIAS):Temos que fazer um debate de alto nível, de qualidade aqui nesse Senado nacional. Temos que olhar o cenário econômico internacional e essa discussão está no meio de tudo isso.
 
(REPÓRTER): A Medida Provisória 540 também reduz o IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados às montadoras brasileiras.
22/11/2011, 08h24 - ATUALIZADO EM 22/11/2011, 08h24
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00