Representantes de médicos denunciam abusos de planos de saúde — Rádio Senado

Representantes de médicos denunciam abusos de planos de saúde

LOC: A SITUAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR, OPERADA PELOS PLANOS DE SAÚDE, FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA TERÇA FEIRA. 

LOC: SENADORES E REPRESENTANTES DOS MÉDICOS QUEREM SOLUÇÃO PARA OS REAJUSTES DAS MENSALIDADES E O VALOR PAGO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELAS OPERADORAS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER): Ao mesmo tempo que adotam reajustes abusivos para os usuários, as operadoras de plano de saúde se negam a discutir reajustes para os valores pagos aos médicos e não ampliam a rede de atendimento. As denúncias foram feitas por entidades profissionais que representam os médicos brasileiros. Marcio Costa, representante da Federação Nacional dos Médicos, explicou que o problema já vem sendo denunciado desde 2009. Na opinião dele, essa é uma situação que precisa do apoio e da intervenção do governo por meio da Agencia Nacional de Saúde Suplementar, ANS.

(MÁRCIO COSTA): Algumas especialidades vão se descredenciar do sistema, então o usuário do plano de saúde vai ter um plano que algumas especialidades ele vai ter e outras ele não vai ter, agora acho que numa relação conflituosa, O estado tem que intervir.

(REPÓRTER): O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que também é médico pediu atenção da agência nacional de saúde suplementar para os casos de reajustes abusivos nas tabelas dos usuários e os baixos valores dos pagos aos médicos pelas consultas. Ele destacou que a bancada médica do Senado pretende discutir uma solução para o problema com o Ministério da Saúde. 

(MOZARILDO CAVALCANTI): É uma coisa que a ANS precisa estar atentar a isso. Nos da bancada médica vamos nos juntar pra tentar no ano que vem oferecer uma colaboração legislativa que possa pôr fim a isso. 

(REPÓRTER): O presidente da ANS, Mauricio Ceschin, afirmou que a agência é atuante e tem trabalhado para tirar do mercado os planos de saúde sem estrutura. Também participaram da audiência representantes do Ministério da Justiça e da Unimed Nacional, cooperativa médica presente em todos os estados brasileiros.
22/11/2011, 00h35 - ATUALIZADO EM 22/11/2011, 00h35
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00