Parlamentares latinos e europeus discutem crise financeira mundial — Rádio Senado

Parlamentares latinos e europeus discutem crise financeira mundial

LOC: PARLAMENTARES DA AMÉRICA LATINA E DO PARLAMENTO EUROPEU ESTÃO REUNIDOS EM BRUXELAS, NA BÉLGICA, PARA DISCUTIR A CRISE FINANCEIRA, O TRÁFICO DE DROGAS, O CRIME ORGANIZADO, OS DESATRES NATURAIS E OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO. 

LOC: PARA A SENADORA ANA AMÉLIA, VICE-PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLASUL, A REUNIÃO TEM GRANDE RELEVÂNCIA NESTE MOMENTO DE CRISE SEM PRECEDENTES ENTRE OS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.

(REPÓRTER):O Senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul participa do encontro em Bruxelas. O parlamentar brasileiro integra comissão permanente da Assembléia Euro-Latino-Americana, EUROLAT. Criada em 2006, a Eurolat adota resoluções e recomendações de instituições e grupos ministeriais encarregados de promover a associação estratégica entre Europa e América Latina. A Vice-presidente da representação brasileira no Parlasul, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, disse que a reunião tem especial relevância neste momento em que os países europeus são atingidos por uma grave crise financeira.

(ANA AMÉLIA) Podemos através de reuniões como esta fazer uma avaliação in loco. É o que está fazendo o senador Requião, exatamente a extensão desta crise para que nós possamos do plano político fazer uma espécie de prevenção, oferecendo aos governos dos quatro países que integram o bloco do Mercosul, algumas medidas ou sugestões para evitar o contágio dessa crise que se avizinha bastante séria.

(REPÓRTER) A senadora, que acompanha de Brasília as decisões do encontro em Bruxelas, dá um exemplo de atuação política do Parlasul visando à integração regional.

(ANA AMÉLIA) recentemente o presidente da França, Nicolas Sarkozy, deu uma declaração que foi muito criticada dizendo que o Uruguai é um paraíso fiscal. Isso não ajuda a construção de alianças regionais. O Brasil já manifestou sua posição contrária à declaração intempestiva do presidente francês, da mesma forma os parlamentares do parlamento do MERCOSUL estão também solidários com a posição do governo uruguaio.

(REPÓRTER) O encontro que reúne 150 parlamentares europeus e latino americanos na Bélgica será encerrado nesta quinta-feira.
22/11/2011, 11h23 - ATUALIZADO EM 22/11/2011, 11h23
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00