Comissão vai debater danos causados pelo vazamento de petróleo no RJ — Rádio Senado

Comissão vai debater danos causados pelo vazamento de petróleo no RJ

LOC: A COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE VAI DEBATER OS DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER): A Agência Nacional do Petróleo estima que da plataforma de petróleo explorada pela petrolífera norte-americana Chevron, na Bacia de Campos, teriam vazado no mar entre 2 mil e 700 e três mil barris de óleo, desde o dia dez de novembro. A Comissão de Meio Ambiente do Senado quer saber qual é a verdadeira proporção do acidente e convidou para uma audiência pública os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Minas e Energia, Edison Lobão, além do secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Ibama e da Chevron. A extensão do convite à ministra Izabella Teixeira foi proposta pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. 

(ALOYSIO NUNES): Eu penso que um fato dessa gravidade requereria a presença da própria ministra do Meio Ambiente para nos dizer a quantas anda a implantação do Plano Nacional de Contingência, previsto em lei há mais de dez anos e até hoje não implantado. 

(REPÓRTER): O pedido para a audiência pública foi feito pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. 

(RODRIGO ROLLEMBERG): Para que essa comissão possa debater o que vem sendo feito para evitar esses acidentes e as punições previstas para acidentes ambientais de tamanha gravidade. 

(REPÓRTER): A data da audiência pública ainda não foi marcada.
21/11/2011, 02h31 - ATUALIZADO EM 21/11/2011, 02h31
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00