Carlos Lupi admite que conhece Adair Meira — Rádio Senado

Carlos Lupi admite que conhece Adair Meira

LOC: O MINISTRO DO TRABALHO, CARLOS LUPI, ADMITIU NESTA QUINTA-FEIRA, NO SENADO, QUE CONHECE ADAIR MEIRA. MAS QUE SE ESQUECEU DE MENCIONAR ISSO NA SEMANA PASSADA, NA CÂMARA. 

LOC: CARLOS LUPI DISSE QUE A PRESIDENTE DILMA DECIDIU MANTÊ-LO NO CARGO, MAS SENADORES DO PDT DEFENDERAM A SAÍDA DO PARTIDO DO MINISTÉRIO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER): O ministro Carlos Lupi conhece ou não conhece Adair Meira, que chefia uma rede de ONGS acusadas de irregularidades em convênios com o Ministério do Trabalho? E Adair pagou ou não pagou despesas de uma viagem de Lupi ao Maranhão, em 2009? Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Carlos Lupi leu as notas taquigráficas de parte do depoimento que deu a uma comissão da Câmara na semana passada. E disse que uma coisa é conhecer uma pessoa; outra é ter relações pessoais com ela. E na Câmara, um lapso de memória o teria levado a se esquecer de que teve, sim, contato com Adair Meira.

(CARLOS LUPI): Eu não registrava o nome dele, naquele momento, com a personalidade dele. Eu simplesmente, sob pressão, depois de dez, doze perguntas, me socorri de um documento para localizar o nome com a pessoa. Foi somente isso o que aconteceu. (REPÓRTER) Carlos Lupi afirmou que o próprio Adair Meira negou que tivesse bancado o voo que o levou a cidades do interior do Maranhão. As explicações não convenceram um dos autores do requerimento da audiência pública, o líder do PSDB, Alvaro Dias, do Paraná. Para o senador, o ministro cometeu crime de responsabilidade. 

(SENADOR ALVARO DIAS): Vossa Excelência leu parcialmente as notas taquigráficas. O crime de responsabilidade é consequencia da mentira proferida por Vossa Excelência na Câmara dos Deputados. 

(REPÓRTER): Carlos Lupi disse que a presidente Dilma Rousseff decidiu mantê-lo no cargo, o que levou o líder do Democratas, o senador Demóstenes Torres, de Goiás, a fazer uma pergunta ao ministro. 

(SENADOR DEMÓSTENES TORRES): Vossa Excelência disse que a presidente Dilma pediu para Vossa Excelência permanecer. Vossa Excelência podia dar detalhes dessa conversa, como é que foi?

(CARLOS LUPI): Uma conversa entre a presidente e o ministro tem que guardar confiança recíproca. Eu só posso limitar a dizer que ela pediu para que eu continuasse.

(REPÓRTER): Mas senadores do partido de Carlos Lupi, o PDT, acham que ele deve sair do governo, como Cristovam Buarque, do Distrito federal, e Pedro Taques, de Mato Grosso. 

(SENADOR PEDRO TAQUES): Politicamente nós não temos mais condições de exercer este Ministério. A questão jurídica nós vamos debater no foro apropriado. Eu não tenho nenhuma pergunta a fazer a Vossa Excelência a não ser sustentar que nós, do PDT, devemos nos apear deste ministério. 

(REPÓRTER): O ministro Carlos Lupi deu a seguinte resposta a Pedro Taques.  

(CARLOS LUPI): O que eu quero pedir ao amigo, com toda a consideração e respeito que tenho a você, ao senhor, desculpe, ao senador, é que me dê o direito de mostrar à população que o que falam não corresponde à verdade. Só isso. 

(REPÓRTER): A opinião de Cristovam e Taques não tem consenso na bancada do PDT no Senado. O líder do partido, senador Acir Gurgacz, de Rondônia, elogiou a gestão de Carlos Lupi e defendeu a permanência dele no ministério.
17/11/2011, 00h42 - ATUALIZADO EM 17/11/2011, 00h42
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00