FGTS poderá ser usado para obras de acessibilidade — Rádio Senado

FGTS poderá ser usado para obras de acessibilidade

LOC: DINHEIRO DO FUNDO DE GARANTIA PODERÁ SER USADO PARA REFORMA DA CASA PRÓPRIA COM O OBJETIVO DE PERMITIR ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
 
LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): Residências onde moram pessoas com deficiência em geral precisam de reformas para permitir a circulação de uma cadeira de rodas, por exemplo, ou a entrada de uma cama mais larga, ou a instalação de equipamentos para facilitar a locomoção. As obras incluem desde a colocação de corrimão e pisos adequados, à construção de rampas e ampliação de portas e cômodos. São famílias que vivem essas situações que o projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais poderá beneficiar. Comprovada a necessidade da reforma para facilitar o acesso de pessoas com deficiência em seu próprio lar, o cidadão poderá sacar o dinheiro a que tem direito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. O autor do projeto, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, ressaltou o significado da medida, diante dos altos custos das adaptações.

(JAYME CAMPOS): vai permitir que as famílias que tiverem uma tragédia de ter um pai, uma mãe ou irmão, um problema, que haja um acidente, ele poderá tirar todo o seu fundo de garantia para melhorar a questão da habitação, da acessibilidade. é um projeto que é importante porque vai permitir que alguns milhões de brasileiros que não tiveram acesso a esse recurso, eles poderão tirar do fundo de garantia e aplicar na sua moradia.

(REPÓRTER): A matéria será ainda examinada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, e se aprovada, poderá seguir para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário.
16/11/2011, 11h59 - ATUALIZADO EM 16/11/2011, 11h59
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00