Várias comissões já aprovaram emendas ao PPA 2012-2015 — Rádio Senado

Várias comissões já aprovaram emendas ao PPA 2012-2015

LOC: VÁRIAS COMISSÕES DO SENADO JÁ APROVARAM EMENDAS AO PROJETO DO PLANO PLURIANUAL 2012-2015.

LOC: É NO PPA QUE SÃO DEFINIDOS OS OBJETIVOS E METAS DE INVESTIMENTOS FEDERAIS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

REPÓRTER: CELSO CAVALCANTI.

TEC: Cada comissão do Senado aprovou sugestões ao plano plurianual de acordo com sua área de atuação. A de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, por exemplo, aprovou cerca de 1 bilhão de reais em emendas, sendo a maior parte destinada à revitalização de rios e áreas degradadas. Já a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional propôs um acréscimo de 1 bilhão e 200 milhões de reais ao projeto de desenvolvimento do cargueiro tático militar da Embraer. Por sua vez, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária sugeriu 19 emendas ao PPA, favorecendo, especialmente, o cooperativismo e a inovação tecnológica no campo. Para o presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, essas áreas são fundamentais para a produção rural no país.

SENADOR ACIR GURCACZ: Nós sabemos que o Brasil tem uma área extensa que poderiam produzir muito mais do que produz hoje, e não o faz exatamente por falta e tecnologia e falta de assistência ao homem do campo.

REPÓRTER:Também a comissão de Infraestrutura já aprovou suas emendas ao PPA 2012-2015. Quatro delas destinam quase 10 bilhões de reais para ferrovias, dutos de combustíveis e duplicação de rodovia, e têm como autor o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul.

SENADOR WALDEMIR MOKA: É bom que se diga que a confecção do PPA é a primeira etapa para que os projetos e obras recebam investimentos. Nem sempre o que está incluído nessa peça orçamentária acaba se transformando em algo concreto, até pelas limitações do orçamento. Mas se não estiver lá incluído, não existe nenhuma possibilidade de ser executado.

REPÓRTER: Relator do plano plurianual 2012-2015, o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, falou sobre o trabalho.

SENADOR WALTER PINHEIRO: Um processo que eu diria riquíssimo. Promover as audiências, as conversas, as auscultas e as reuniões, conversar com todas as bancadas, com todos os coordenadores, com presidentes de comissões, para absorver esse novo conceito, transformar o PPA na espinha dorsal do planejamento e da execução em nosso País.

REPÓRTER: O prazo para que parlamentares e comissões encaminhem sugestões ao plano plurianual termina no dia 23 de novembro.
11/11/2011, 06h03 - ATUALIZADO EM 11/11/2011, 06h03
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00