Congresso Nacional homenageia os 70 anos da Força Aérea Brasileira — Rádio Senado

Congresso Nacional homenageia os 70 anos da Força Aérea Brasileira

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU OS 70 ANOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. 

LOC: AO DESTACAREM OS TRABALHOS DOS MILITARES, SENADORES E DEPUTADOS DEFENDEM MAIS RECURSOS PARA O MINISTÉRIO DA DEFESA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): A pedido do senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da Força Aérea Brasileira. Para um plenário lotado de militares, Amorim lembrou que a FAB foi criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas com o nome de Forças Aéreas Nacionais, já que era a junção da força aérea do Exército e Marinha. Amorim ressaltou que aviões da FAB atuaram na II Guerra Mundial. O senador destacou que a Força Aérea Brasileira precisa de mais recursos.

(EDUARDO AMORIM): É preciso priorizar. Temos um país continental com uma fronteira extensa. Nosso objetivo é lembrar sim que isso não é gasto, é investimento, e é necessidade. Lembrar que estamos pisando em um solo extremamente rico e precisamos desta integração, sobretudo das Forças Armadas.  

(REPÓRTER): O senador Marcelo Crivella do PRB do Rio de Janeiro, que também participou das homenagens, defendeu a destinação maior de recursos para as Forças Armadas como um todo. Segundo ele, a FAB poderá atuar também na vigilância das fronteiras no combate ao tráfico de drogas. Crivella lembrou que já apresentou uma proposta que impedirá o governo federal de suspender os repasses de recursos para a área militar.

(MARCELO CRIVELLA): Tenho um projeto que já tramita há muito tempo que proíbe qualquer contigenciamento para os recursos das Forças Armadas, sobretudo, pesquisa e ciência e tecnologia. O mundo desenvolve sua tecnologia com pesquisas militares, haja vista a internet. 

(REPÓRTER): O comandante da Força Aérea Brasileira, Juniti Saito, apontou como um dos grandes feitos da Aeronáutica a ajuda humanitária prestada à população brasileira e também no exterior. 

(JUNITI SAITO): Temos apoiado muito essas catástrofes naturais tanto no país quanto no estrangeiro. É uma missão muito gratificante para todos nós, para nossas tripulações, poder ser útil à comunidade. 

(REPÓRTER): A proposta de Desvinculação de Receitas da União, que é um mecanismo que permite o governo a gastar livremente 20% do Orçamento, poderá destinar R$ 6 bilhões para as Forças Armadas.
09/11/2011, 00h49 - ATUALIZADO EM 09/11/2011, 00h49
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00