Avanço do Brasil no ranking do IDH repercute entre senadores — Rádio Senado

Avanço do Brasil no ranking do IDH repercute entre senadores

LOC: O BRASIL SUBIU UMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. DE OCTAGÉSIMO QUINTO LUGAR O PAÍS PASSOU PARA A OCTAGÉSIMA QUARTA POSIÇÃO.  

LOC: O PRIMEIRO PAÍS COLOCADO NA LISTA FOI A NORUEGA E NAS ÚLTIMAS POSIÇÕES ESTÃO BURUNDI, NÍGER E CONGO. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS: 

(REPÓRTER): De acordo com o relatório, o IDH do Brasil avançou de 0,715 em 2010 para 0,718 em 2011. O país ficou na 84ª posição entre 187 países. Para que seja feito o relatório, são medidas três bases determinantes para o desenvolvimento humano: ter uma renda média de dez mil dólares por ano, longevidade de 73,5 anos e a escolaridade de 7,2 anos. Essas variáveis são relacionadas à saúde, educação e renda. Para o senador, Aloysio Nunes do PSDB de São Paulo, o avanço obtido pelo Brasil ainda é muito lento e a desigualdade social é uma realidade preocupante:
(ALOYSIO NUNES): As condições de vida dos brasileiros têm melhorado, só que tem melhorado numa velocidade decrescente a cada ano. Mostram, também, que a desigualdade de renda continua sendo uma chaga terrível e que o nível educacional dos brasileiros é vergonhoso.
(REPÓRTER): Os primeiros países na lista do Índice de Desenvolvimento Humano foram: a Noruega, Austrália e Países Baixos, ficando nas últimas posições Burundi, Níger e Congo. Para o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, o IDH aponta que são necessárias ações e investimentos na área social:
(PAULO PAIM): Temos que avançar na linha de que a miséria, a pobreza, as condições humanas no Brasil sejam melhoradas de forma digamos, mais efusivas. Nós ainda ficamos entre os países do mundo com a maior concentração de renda.
(REPÓRTER): Mesmo com a melhora de uma posição no ranking do IDH, o Brasil continua atrás de países latino americanos como Argentina, México, Chile e Uruguai.
04/11/2011, 11h55 - ATUALIZADO EM 04/11/2011, 11h55
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00