Parlasul faz 1ª reunião deste ano no dia 29 de novembro — Rádio Senado

Parlasul faz 1ª reunião deste ano no dia 29 de novembro

LOC: A PRIMEIRA REUNIÃO DO PARLAMENTO DO MERCOSUL DESTE ANO ESTÁ PREVISTA PARA 29 DE NOVEMBRO. A DATA FOI ACERTADA DURANTE REUNIÃO DA MESA DIRETORA DO PARLASUL, EM MONTEVIDÉU, NO INÍCIO DESTA SEMANA.

LOC: PARA A RETOMADA DAS SESSÕES DO PARLAMENTO REGIONAL, FALTAVA DECIDIR SOBRE ALTERAÇÕES NO REGIMENTO INTERNO - O QUE ESTÁ AGORA A CARGO DO URUGUAI. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): A última sessão do Parlamento do Mercosul ocorreu no final do ano passado, na capital uruguaia. A falta de sessões em 2011 ocorreu por conta de indefinições sobre a representação brasileira e sobre procedimentos nas votações depois que foi alterada a composição do parlamento. A partir deste ano, o Brasil passou a ter direito a 37 parlamentares, a Argentina 26, enquanto Uruguai e Paraguai continuaram com 18. As mudanças regimentais visam assegurar que os dois países menores do bloco não fiquem em situação de desvantagem. Uma das propostas, apresentada pelo atual presidente da representação brasileira, senador Roberto Requião, do PMDB paranaense, é permitir no regimento o poder de veto à inclusão de matérias na ordem do dia, desde que o pedido seja assinado por todos os parlamentares de um país. Ao delegar ao Uruguai a elaboração das mudanças regimentais, o Brasil buscou um entendimento. Foi o que afirmou a vice-presidente da representação brasileira no Parlasul, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul:
(ANA AMÉLIA): Sob o aspecto político acho que foi uma decisão prudente do senador Requião, de delegar ao Uruguai, dando empoderamento ao Uruguai que, como o Paraguai, são os menores países do bloco. Isso satisfaz do ponto de vista político a representação uruguaia dentro do MERCOSUL. Acho que foi uma decisão habilidosa.
(REPÓRTER): Segundo Ana Amélia, até o dia 15 de novembro haverá nova reunião da mesa diretora do Parlasul para acertar os detalhes do novo regimento, que será submetido a votação na sessão marcada para o dia 29. Na primeira e única sessão do Parlasul deste ano, devem tomar posse os novos integrantes da representação brasileira no Parlasul, 27 deputados e 10 senadores, e também deve ser aprovado o orçamento para o ano que vem. As eleições diretas para escolha dos representantes do Brasil no Parlasul estão previstas para 2014.
03/11/2011, 11h32 - ATUALIZADO EM 03/11/2011, 11h32
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00