Senadores se solidarizam novamente com o ex-presidente Lula — Rádio Senado

Senadores se solidarizam novamente com o ex-presidente Lula

LOC: OS SENADORES VOLTARAM A SE MANIFESTAR HOJE, EM PLENÁRIO, PARA PRESTAR SOLIDARIEDADE AO EX-PRESIDENTE LULA, QUE DEIXOU O HOSPITAL SÍRIO E LIBANÊS, EM SÃO PAULO, NO INÍCIO DA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA.

LOC: LULA SE SUBMETEU A UMA SESSÃO DE QUIMIOTERAPIA, PARA COMBATER UM CÃNCER DE LARINGE, DIAGNOSTICADO NA SEMANA PASSADA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): O câncer que atingiu o ex-presidente Lula é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e do pescoço. A doença, que ataca com maior freqüência os homens está relacionada ao tabagismo e consumo de álcool. Em 2008, três mil e quinhentas pessoas morreram de câncer de laringe no Brasil. Um índice considerado muito alto que se deve principalmente a dois fatores: o diagnóstico tardio e a dificuldade de acesso a tratamento radioterápico. No caso do ex-presidente Lula a doença foi descoberta no estágio dois, numa escala de gravidade que vai de um a quatro. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, foi um dos parlamentares que se manifestaram em plenário. Segundo ele, o ex-presidente Lula tem grandes chances de cura. 
(PAULO DAVIM): Temos tecnologia suficiente para enfrentarmos o problema e tratarmos. Eu acho que o presidente lula vai ser tratado e vai ser curado. Evidentemente que quanto mais precoce o diagnóstico mais rápido será o tratamento e com menor repercussão orgânica...e menor seqüela também. Mas eu estou confiando que a quimioterapia e, dando sequência, a rádio eu acho que será suficiente para tratar o..presidente. (Patrícia) – A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo disse que ela e o povo brasileiro estão confiantes na recuperação do ex-presidente. 
(ANA RITA): Companheiro Lula, não somente os capixabas mas o conjunto de militantes e dirigentes do PT assim como centenas de milhares de brasileiros e brasileiras estão confiantes no seu restabelecimento. O coração do povo brasileiro está com você. O coração do povo bate junto com o seu.
(REPÓRTER): Os sintomas do câncer de laringe dependem da região do tumor e podem ser dor na garganta, rouquidão e dificuldade para engolir. O tratamento também varia de acordo com a localização e a extensão da doença. A forma mais comum de tratamento no estágio inicial é a quimioterapia seguida da radioterapia, como no caso do ex-presidente Lula.
01/11/2011, 06h01 - ATUALIZADO EM 01/11/2011, 06h01
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00