Governo quer incentivar produção agrícola sustentável — Rádio Senado

Governo quer incentivar produção agrícola sustentável

LOC: OS PRODUTORES RURAIS DEVEM ADOTAR TÉCNICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS. ESSE É O PRINCIPAL OBJETIVO DO PLANO DE AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO, LANÇADO EM 2010 PELO GOVERNO FEDERAL. 

LOC: O PLANO FOI TEMA DE UM DEBATE NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(REPÓRTER): A intenção do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é reduzir a quantidade de gases causadores do efeito estufa que é lançada na atmosfera por causa da atividade agrícola. Para isso, o governo quer incentivar práticas sustentáveis, como a recuperação de pastagens degradadas. Eduardo Assad, do Ministério do Meio Ambiente, disse que 15 milhões de hectares devem ser recuperados:
(EDUARDO ASSAD): A pecuária foi muito massacrada no início das discussões sobre mudanças climáticas no Brasil. E nós estamos provando que é possível mudar isso com a política ABC. Além de produzir mais carne você seqüestra carbono e o sistema é eficiente. 
(REPÓRTER): Ampliar a utilização dos biocombustíveis é outra ação do plano. Alfred Szwarc, da União da Indústria da Cana de Açúcar, afirmou que o etanol usado nos carros flex já é utilizado em aviões agrícolas e na geração de energia para a indústria: 
(ALFRED SZWARC): Com a utilização do bagaço como combustível, a possibilidade de também se utilizar o bagaço em um futuro próximo para a utilização de etanol de segunda geração. 
(REPÓRTER): O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono prevê outras iniciativas, como o plantio direto na palha, o que diminui as erosões e aumenta a produtividade das lavouras e o tratamento de resíduos animais. As ações são coordenadas pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, elogiou o trabalho conjunto:
(SÉRGIO SOUZA): Políticas como essa não podem ser políticas do Ministério do meio Ambiente e também não podem ser do Ministério da Agricultura. Tem que ser uma política de governo e muito mais tem que ser uma política de Estado. 
(REPÓRTER): Para implementar o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, estão previstas atividades integradas, como divulgação, capacitação de técnicos e produtores rurais, pesquisas, transferência de tecnologia e crédito rural.
01/11/2011, 05h51 - ATUALIZADO EM 01/11/2011, 05h51
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00