Empresas de transporte coletivo devem alertar passageiros sobre a doença — Rádio Senado

Empresas de transporte coletivo devem alertar passageiros sobre a doença

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA PROJETO QUE OBRIGARÁ EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO A ALERTAR PASSAGEIROS SOBRE A TROMBOSE.

LOC: PELA PROPOSTA, O CUMPRIMENTO DA OBRIGATORIEDADE NÃO DEVE RESULTAR EM AUMENTO DO PREÇO DA PASSAGEM. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER):  Pelo projeto, caberá às empresas de transporte coletivo, incluindo as de ônibus interestaduais e as companhias aéreas, informar aos passageiros sobre a Trombose Venosa Profunda. A doença é caracterizada pela formação de um coágulo nas principais artérias, que pode evoluir para um quadro de embolia pulmonar. Em alguns casos a doença pode ser fatal. A chamada TVP, que atinge uma a cada cem mil pessoas por ano, costuma atacar passageiros que permanecem na mesma posição por mais de cinco horas. O relator do projeto na Comissão de Infraestrutura, senador Acyr Gurgacz, do PDT de Rondônia, destacou que muitas pessoas desconhecem a trombose. Segundo ele, a obrigatoriedade de as empresas fixarem cartazes nos locais de embarque vai conscientizar os passageiros sobre pequenos cuidados que podem evitar a doença. O senador Acyr Gurgacz citou a necessidade de as pessoas se levantarem ao longo da viagem, não guardar bagagem debaixo das poltronas para movimentar as pernas, que não devem ser cruzadas, além de beber líquidos.
(ACYR GURGACZ): Entendo que as empresas precisam informar os usuários dos riscos que corremos e não é só em ônibus, mas em avião também. E precisariam de informações mais precisas esses passageiros.
(REPÓRTER): A presidente da Comissão de Infraestrutura, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, descartou o aumento no preço da passagem com a obrigatoriedade de as empresas disponibilizarem cartazes e panfletos com informações sobre a trombose e como evitá-la.
(LÚCIA VÂNIA): Eu acredito que não onera para as empresas a o mesmo tempo prestar um serviço para o usuário de forma que ele tenha essa informação. Vários médicos, que são integrantes da Comissão, se pronunciaram e mostraram a importância de pequenos movimentos da viagem, que favorecem a saúde do usuário.
(REPÓRTER): O projeto ainda precisa ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais para ser encaminhado à Câmara dos Deputados sem a necessidade de votação pelo Plenário do Senado.
27/10/2011, 00h54 - ATUALIZADO EM 27/10/2011, 00h54
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00