Parlamentares lançam Frente em Defesa da Saúde da Mulher — Rádio Senado

Parlamentares lançam Frente em Defesa da Saúde da Mulher

LOC: SENADORES E DEPUTADOS LANÇARAM NESTA QUARTA-FEIRA A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA SAÚDE DA MULHER.

LOC: UM DOS OBJETIVOS É PREVENIR A MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO. A FRENTE TAMBÉM VAI ACOMPANHAR AS PROPOSTAS LEGISLATIVAS SOBRE O TEMA. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS:

(REPÓRTER): Por ano, no Brasil, as mortes entre mulheres por causa do câncer de mama chegam a 11 mil e outras 4 mil e 800 morrem por causa do tumor no colo do útero. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer e apontados no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde da Mulher que ocorreu, nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Entre os objetivos da Frente está a valorização da saúde da mulher, a discussão do planejamento familiar e acompanhamento das propostas legislativas sobre o tema no Congresso Nacional. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, fala sobre as necessidades de um atendimento eficaz para a mulher:
(LÍDICE DA MATA): Nós temos a maior população do país - 52% da população - e a nossa saúde precisa de uma proteção especial, pelas características de diferenciação que nós temos do homem. Em especial naquilo que diz respeito a possibilidade da maternidade. Isso implica posteriores no câncer de mama, câncer de útero que hoje são duas das principais causas de morte feminina.
(REPÓRTER): Como forma de mostrar a importância de fazer exames para a detecção do câncer de mama, durante o mês de outubro todos os momunentos do Brasil e do Mundo foram iluminados na cor rosa, movimento conhecido como "Outubro Rosa". A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde da Mulher conta com a participação de 12 deputados e 2 senadores.
26/10/2011, 00h38 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 00h38
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00