Subcomissão aprova relatório sobre questão indígena e fundiária — Rádio Senado

Subcomissão aprova relatório sobre questão indígena e fundiária

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA APROVOU RELATÓRIO SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA E FUNDIÁRIA E VAI INICIAR O QUINTO CICLO DE DEBATES SOBRE AS RELAÇÕES COM OS PAÍSES VIZINHOS.

LOC: O OBJETIVO É APRESENTAR PROPOSTA ATÉ O FINAL DESTE ANO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES FRONTEIRIÇAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O quarto ciclo de debates na Subcomissão Permanente da Amazônia e Faixa de Fronteira, sobre a questão indígena e fundiária, foi encerrado nesta terça com aprovação de um relatório. O documento vai servir de base para uma proposta sobre desenvolvimento das regiões fronteiriças do país. A idéia é apresentar a proposta até o fim do ano, como afirmou o presidente da subcomissão, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima:
(MOZARILDO CAVALCANTI): a faixa de fronteira do Brasil é maior que muitos países não só da América latina, como do mundo, é importante que o Brasil volte os olhares para essa região, espero que a gente cumpra essa tarefa até o final de novembro e apresente essa proposta até o final do ano.
(REPÓRTER): Mozarildo informou que o Quinto Ciclo de Debates vai tratar das relações com os países vizinhos e serão convidados representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica:
(MOZARILDO CAVALCANTI): não adianta que façamos a nossa tarefa do lado de cá da fronteira e não tenhamos sintonia fina com os países limítrofes... é importante que todas as ações que vamos desenvolver, que tenhamos essa ação conjunta com diversos países. Como foi enfatizado no relatório, cada país tem uma legislação, quando tem, diferente do outro, e diferente da do Brasil, então é importante até que a gente faça tratados que possam de fato, cuidar da fronteira tanto no que tange a desenvolvimento economico social, quanto no que tange a infraestrutura.
(REPÓRTER): O senador Mozarildo Cavalcanti considera bom o Plano Estratégico de Defesa lançado pelo governo este ano, mas assinalou que a proposta a ser apresentada pela Comissão deverá consolidar sugestões apresentadas durante os ciclos de debates, para que haja uma amplo plano de estado e não de governo.
25/10/2011, 00h49 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 00h49
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00