Crianças com deficiência poderão frequentar escola especial — Rádio Senado

Crianças com deficiência poderão frequentar escola especial

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O PROJETO QUE PERMITE QUE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FREQUENTEM ESCOLA ESPECIAL. A MATÉRIA FOI APROVADA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(REPÓRTER): A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou o projeto que permite que os estudantes com deficiência tenham o direito a freqüentar uma escola especial. A proposta do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, muda o texto da lei de diretrizes e bases da educação para garantir que a educação especial seja oferecida para alunos de todas as idades e níveis educacionais. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator da proposta, explicou a importância da matéria.
(PAULO PAIM): O senador Cyro Miranda apresentou um projeto depois de duas audiências publicas pra garantir uma janela pra que o aluno especial possa ter, baseado na sua realidade, uma escola também especial.
(REPÓRTER): Por sugestão do autor do projeto, a comissão de educação e a comissão de direitos humanos ouviram representantes dos pais, educadores e de entidades como a ordem dos advogados do Brasil, e o ministério público em audiências públicas. A preocupação das famílias é que as crianças com condições graves de deficiência precisam de atendimento adequado nas escolas, como turmas reduzidas e atenção especializada, condição impossível de ser cumprida nas escolas públicas regulares. Com a aprovação da comissão de educação, o projeto segue direto para a análise da câmara dos deputados.
25/10/2011, 02h50 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 02h50
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00