Pesquisa identificará se há desigualdade de gênero no Senado — Rádio Senado

Pesquisa identificará se há desigualdade de gênero no Senado

LOC: O SENADO VAI FAZER UMA PESQUISA DE GÊNERO PARA SABER SE HÁ DISTORÇÕES SALARIAIS E DE CARGOS ENTRE HOMENS E MULHERES NA CASA.
 
LOC: O LEVANTAMENTO SERÁ FEITO A PEDIDO DA VICE-PRESIDENTE DA CASA, SENADORA MARTA SUPLICY. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER): A pedido da senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, o Senado vai fazer um levantamento inédito sobre a situação dos funcionários. A chamada Comissão de Equidade de Raça e de Gênero será composta por servidores representando as mais diversas secretarias da Casa. Esse grupo será responsável por identificar se há distorções salariais ou de ocupação de cargos entre homens e mulheres. A vice-presidente do Senado explicou que somente após o resultado da pesquisa é que ela vai propor a adoção de medidas.
(MARTA SUPLICY): O objetivo é termos um diagnóstico e depois termos ações que implementem maior equidade. O mundo todo tem essa preocupação pela equidade entre homens e mulheres. Não adianta termos preocupação se não sabemos a situação e depois do diagnóstico feito, se você não implementa. Então, estamos na primeira fase para termos uma ideia de como o Senado funciona em termos de equidade de gênero e raça. Depois dessa resposta, vamos ver que ações vamos implementar.
(REPÓRTER): No quadro administrativo do Senado, duas mulheres ocupam os cargos principais: Cláudia Lyra é a Secretária Geral da Mesa e Doris Peixoito é a Diretora-Geral, postos que até a legislatura passada sempre foram ocupados por homens. Na Mesa Diretora, além da senadora Marta Suplicy ser a primeira vice presidente, as senadoras Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas e Maria do Carmo Alves do Democratas de Sergipe são suplentes das secretarias.
20/10/2011, 05h17 - ATUALIZADO EM 20/10/2011, 05h17
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00