Concursos públicos com prova física deverão exigir antidoping — Rádio Senado

Concursos públicos com prova física deverão exigir antidoping

LOC: CONCURSOS PÚBLICOS COM PROVA FÍSICA DEVERÃO EXIGIR EXAME ANTI-DOPING. É O QUE DETERMINA PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO.

LOC: A IDÉIA É GARANTIR UMA DISPUTA JUSTA ENTRE OS CANDIDATOS, COMO INFORMA A REPÓTER NARA FERREIRA.

(REPÓRTER): De acordo com o projeto, do senador Aciz Gurgácz, do PDT de Rondônia, o teste anti-doping seria feito de acordo com as normas e procedimentos adotados pelas entidades brasileiras de administração do esporte olímpico. O objetivo é garantir A igualdade de condições entre os candidatos, e evitar que concorrentes busquem meios ilícitos, como o uso de drogas, para obter vantagem nas provas de aptidão física. Gurgácz afirma que o concurso público representa uma das principais formas de aplicação do princípio constitucional da igualdade e não se pode admitir que um candidato use métodos ilegais para ser bem sucedido na disputa. Além disso, o senador acredita que a medida servirá para inspirar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a adotarem os mesmos critérios para seus concursos públicos, porque eles têm autonomia em sua organização administrativa. O relator do projeto, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, foi favorável à medida.
(WELLINGTON DIAS): parece-nos justa a imposição de exame antidoping para garantir situação de igualdade entre os candidatos punindo aqueles que busquem meios ilícitos para obter vantagem que resultaria desleal no concurso.
(REPÓRTER): A matéria vai para a Comissão de Constituição e Justiça, de onde poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU AINDA PROJETO QUE MUDA O NOME DO AEROPORTO EM SÃO PAULO PARA - AEROPORTO DE CONGONHAS: SENADOR ROMEU TUMA.

LOC: A PROPOSTA, APRESENTADA PELO SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE DISC-JOQUEY OU DJ (DIJAY). A MATÉRIA SERÁ EXAMINADA AGORA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO.
18/10/2011, 00h25 - ATUALIZADO EM 18/10/2011, 00h25
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00