Senado promove a 4ª Semana de Valorização Infantil
LOC: COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA ANTES MESMO DO NASCIMENTO.
LOC: ESSE E OUTROS ASSUNTOS LIGADOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL VÃO SER DEBATIDOS NESTA SEMANA NO SENADO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS
(REPÓRTER): O Senado promove a partir desta terça-feira a Semana de Valorização da Infância e Paz. A iniciativa, que chega este ano à 4ª edição, tem como foco a discussão de questões relacionadas aos primeiros anos de vida da criança, desenvolvimento saúdavel, educação e assistência social. Faz parte da programação um debate sobre políticas públicas, como explica a presidente da Comissão de Valorização da Primeira Infância do Senado Federal, Lisle Lucena:
(LISLE LUCENA): Políticas públicas voltadas para a primeira infância, para criança que é do 0 da barriga da mamãe até o 6 anos que é (CORTE) o crescimento cerebral da criança e que você pode moldar essa criança, moldar a agressividade nela. Então, como é importante que o governo invista nessas ações, nessas políticas públicas.
(REPÓRTER): O tema da Semana de Valorização da Infância e Paz deste ano é: "A mulher grávida, o bebê e a Primeira Infância na Construção da Saúde Mental". A médica brasileira e professora da Universidade de Paris Jaqueline Wendland fala sobre os cuidados com a saúde mental do bebê antes mesmo do nascimento.
(JAQUELINE WENDLAND): Gravidez quer dizer é o início da vida, já no período da vida fetal toda a saúde mental e a saúde física da criança que vai nascer já está sendo definida. Eu acho que a idéia era mostrar que a saúde mental e física da criança começa já desde a gravidez.
(REPÓRTER): A programação da Semana de Valorização da Infância e Paz vai até quinta-feira e tem o apoio da Embaixada da França. Os debates vão acontecer no auditório Petrônio Portela e no Interlegis. Para conferir a programação e se inscrever, basta acessar o site: www.senado.gov.b/infanciaepaz