Pimentel defende maior participação do setor nas compras governamentais — Rádio Senado

Pimentel defende maior participação do setor nas compras governamentais

LOC: O VICE-PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SENADOR JOSÉ PIMENTEL, DEFENDEU MAIOR PARTICIPAÇÃO DO SETOR NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS.

LOC: O SENADOR DISSE QUE ESPERA VER ESSAS EMPRESAS COMO FORNECEDORAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DESTINADOS ÀS OBRAS DA COPA DO MUNDO DE 2014 E AOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER): Em 2010, a União comprou o equivalente a 57 bilhões e 300 milhões de reais no mercado nacional. Desse total, 15 bilhões e novecentos milhões de reais foram adquiridos em bens e serviços oferecidos por micro e pequenas empresas. Oito anos antes, em 2002, o Governo Federal comprava apenas 2 bilhões e seiscentos milhões de reais dos pequenos e microempreendedores credenciados como seus fornecedores. O crescimento é uma conseqüência natural da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em vigor desde 2007. No plenário do Senado Federal, o senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que é possível alcançar bem mais.
(JOSÉ PIMENTEL): Temos aqui um grande setor para crescer, principalmente quando o Brasil se prepara para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, podemos ter, junto aos micro e pequenos empresários brasileiros, um grande parceiro nas compras governamentais.
(REPÓRTER): O senador, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, afirma que caberá a estados e municípios onde ocorrerão os grandes eventos esportivos mobilizarem esse setor empresarial. Mas ele aponta um problema para o crescimento das pequenas empresas.
(JOSÉ PIMENTEL): É a questão das garantias para a concessão dos empréstimos. Esse setor, basicamente, ele não tem patrimônio e ele precisa de capital de giro, e quando esse setor vai pedir empréstimo à rede bancária, é uma das grandes barreiras que ele encontra.
(REPÓRTER): O Senado aprovou recentemente a ampliação das tabelas de enquadramento de empresas no regime tributário Simples e do Microempreendedor Individual. Agora devem ser votadas propostas que aumentam o leque de atividades econômicas passíveis de se beneficiarem da simplificação tributária.
13/10/2011, 03h54 - ATUALIZADO EM 13/10/2011, 03h54
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00