Emissoras de rádio e TV podem ser obrigadas a divulgar roteiros turísticos — Rádio Senado

Emissoras de rádio e TV podem ser obrigadas a divulgar roteiros turísticos

LOC: EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO PODEM SER OBRIGADAS A DIVULGAR ROTEIROS TURÍSTICOS DO BRASIL.

LOC: PROJETO DE LEI COM ESSE OBJETIVO FOI APRESENTADO PELO SENADOR BENEDITO DE LIRA, QUE CONVERSOU COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(REPÓRTER): O senador pelo PP de Alagoas e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo quer mais visibilidade para as belezas turísticas do país. O projeto de autoria dele, que já está tramitando no Senado, prevê propaganda gratuita para o turismo, a exemplo das inserções a que os partidos políticos têm direito. Os governos estaduais é que produziriam as peças, num total de dez inserções de 30 segundos, ou cinco peças de um minuto, que seriam exibidas em até três dias por semestre na programação que as TVs levam para os estados. Também como acontece nas propagandas partidárias, o custo das inserções seria compensado por meio de isenção de impostos às emissoras. Pelo projeto de Benedito de Lira, só seria permitida a exibição dos destinos turísticos, com suas belezas, sem menção a qualquer obra de governo. Também não seria permitido mostrar ou citar nome de autoridades para evitar a propaganda pessoal. A proposta vale para estados e o Distrito Federal. E quem desobedecer às regras corre o risco de ficar sem o espaço na mídia por até um ano. Benedito de Lira afirma que a ideia é mostrar ao brasileiro a riqueza do turismo interno, muitas vezes substituído pelas viagens ao exterior.
(BENEDITO DE LIRA): Os estados brasileiros carecem de uma ação imediata para que a população brasileira conheça as belezas naturais que tem em cada uma dessas regiões. Foi quando surgiu a idéia de criarmos mecanismos legais, através de projeto de lei, para que estados e o distrito federal pudessem vender suas belezas naturais para o Brasil.
(REPÓRTER): Mas os preços praticados, desde a passagem até a hospedagem, também preocupam. Benedito de Lira reconhece que o custo afugenta o turista doméstico. Por isso, em paralelo à análise do projeto, o presidente da Comissão que cuida do setor no Senado tem investido em acordos com os representantes do turismo receptivo, em especial a hotelaria. Ele acredita que o segmento vai, aos poucos, abaixar preços e apostar no fluxo maior de turistas para manter ou até aumentar os ganhos.
11/10/2011, 04h55 - ATUALIZADO EM 11/10/2011, 04h55
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00