Concurso do Senado só deverá sair após aprovação da Reforma Administrativa — Rádio Senado

Concurso do Senado só deverá sair após aprovação da Reforma Administrativa

LOC: O SENADO SÓ DEVERÁ FAZER CONCURSO PÚBLICO DEPOIS DA APROVAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA.

LOC: FOI O QUE AFIRMOU, NESTA TERÇA-FEIRA, O RELATOR DA REFORMA, SENADOR BENEDITO DE LIRA, DO PP ALAGOANO. ELE PREVÊ QUE O SENADO DEVE CONCLUIR A VOTAÇÃO DA MATÉRIA ATÉ O FINAL DO ANO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(REPÓRTER): O próximo concurso público do Senado depende da aprovação da reforma administrativa, que está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça. Essa é a opinião do relator da reforma, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas. Ele reconhece a necessidade urgente do concurso para suprir a carência de servidores em algumas áreas no Senado. Mas segundo o senador, tudo o que vier a acontecer na Casa daqui para frente deverá ter como base a nova estrutura administrativa.
(BENEDITO): É lógico que os quadros do Senado estão precisando, em alguns setores, de pessoas qualificadas com prestação de seu concurso público. Evidente que é mais prudente, mais coerente, consensual entre todos os senadores de que isso só possa acontecer após a reforma administrativa porque posiciona cada setor do Senado Federal. Eu acredito que qualquer concurso público que vier a acontecer só após apreciação dessa reforma administrativa.
(REPÓRTER): Benedito de Lira prevê a votação da reforma administrativa pela CCJ na metade de novembro, e a aprovação definitiva pelo plenário até o final do ano.
(BENEDITO): Eu tenho recebido uma série de visitas de pessoas, de segmentos de servidores do Senado Federal, e a gente tem que ouvir a todos para poder então efetivar um parecer para que possa ser respaldado pela Comissão de Constituição e Justiça. Mas até o final do mês não haverá tempo para que a gente possa votar esse projeto. A Comissão de Constituição e Justiça deverá se manifestar a respeito dessa reforma até meados de novembro e, consequentemente, daí por diante ela deverá estar pronta para ir para o plenário do Senado Federal.
(REPÓRTER): O projeto de reforma administrativa foi apresentado no final de 2009 com base num estudo da Fundação Getúlio Vargas encomendado pelo presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá. Em julho deste ano, uma subcomissão temporária aprovou o texto com várias modificações e encaminhou a reforma para a CCJ. Benedito de Lira foi designado relator no final de setembro.
11/10/2011, 10h23 - ATUALIZADO EM 11/10/2011, 10h23
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00