Comissão vai voltar a discutir duas propostas da Reforma Política — Rádio Senado

Comissão vai voltar a discutir duas propostas da Reforma Política

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA VAI VOLTAR A DISCUTIR DOIS PONTOS DA REFORMA POLÍTICA.
 
LOC: ISSO PORQUE ESSAS PROPOSTAS RECEBERAM SUGESTÕES DE MUDANÇAS, QUANDO ESTAVAM EM DEBATE NO PLENÁRIO DA CASA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
O Plenário do Senado encerrou o primeiro turno de discussão de três propostas de emenda constitucional com novas regras para eleições e para os mandatos parlamentares. Assim, elas estariam prontas para serem votadas. No entanto, duas delas receberam sugestões de mudanças. Uma das emendas foi apresentada pelo senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, à proposta que marca a posse dos prefeitos em cinco de janeiro, dos governadores em dez de janeiro e do presidente da República em 15 de janeiro. Sempre no ano seguinte às eleições. O senador Aloysio Nunes quer aproveitar essa proposta para trocar a data de posse dos deputados estaduais paulistas.
(ALOYSIO NUNES) Os deputados estaduais tomam posse no dia 15 de março. E o governador toma posse no dia primeiro de janeiro. Então você tem aí dois meses e meio em que o governador coexiste com uma assembléia que já está em fim de mandato. Há um clamor para que a Assembleia de São Paulo entre no mesmo compasso que o Congresso Nacional e os demais legislativos estaduais, ou seja, posse dos deputados estaduais em primeiro de fevereiro, como é no Congresso, como é nos outros estados.
(REPÓRTER) A outra proposta de emenda constitucional da reforma política que voltará a ser examinada pela Comissão de Constituição e Justiça é a que reduz de dois para um o número de suplentes de senador.
06/10/2011, 05h06 - ATUALIZADO EM 06/10/2011, 05h06
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00