Agentes de Saúde querem regulamentação de piso salarial — Rádio Senado

Agentes de Saúde querem regulamentação de piso salarial

LOC: OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS PEDIRAM O APOIO DOS SENADORES AO PROJETO QUE REGULAMENTA O PISO SALARIAL DAS CATEGORIAS.

LOC: FOI DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

Uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso em 2006 prevê um piso salarial para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, os "mata-mosquitos". Passados cinco anos, ainda não existe uma lei para definir o valor do menor salário a ser pago a essas categorias. O piso foi aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados nessa terça-feira, Dia Nacional do Agente Comunitário. Um dia depois, o assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, proposta pelo senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Ele defende melhores salários para os agentes, mas ressaltou que o piso nacional não conta com o apoio dos gestores do Sistema Único de Saúde, o SUS.
(HUMBERTO COSTA) É uma reivindicação da mais absoluta justiça, mas nós sabemos também que enfrenta algum nível de questionamento pelo fato de que abre a oportunidade de outras demandas.
(REPÓRTER) A regulamentação prevê piso salarial de 750 reais para os agentes. E haveria aumento progressivo até se chegar a dois salários mínimos em 2015. Representante do Ministério da Saúde na Mesa de Negociações do SUS, Eliana Mendonça alertou que o impacto nas contas públicas, principalmente das prefeituras, vai ser grande.
(ELIANA MENDONÇA) Se a gente hoje fosse, até 2015, cobrir essa reivindicação, nós teríamos um aumento de cinco bilhões 418 milhões, que é o impacto primeiro que nós estamos fazendo.
(REPÓRTER) Falando em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Fernando Cândido recebeu aplausos do agentes que lotaram a sala de reuniões da Comissão de Assuntos Sociais ao defender o piso salarial.
(FERNANDO CÂNDIDO) Embora cause um impacto de bilhões, mas isso não seria gasto, seria investimento com uma categoria que promove inclusive um trabalho de prevenção [palmas] e, por consequência, traz uma economia muito forte nos gastos do SUS.
(REPÓRTER) O projeto do piso salarial dos agentes de saúde e dos mata-mosquitos vai ser votado agora pelo plenário da Câmara e, se aprovado, será remetido para análise dos senadores.
05/10/2011, 02h45 - ATUALIZADO EM 05/10/2011, 02h45
Duração de áudio: 02:22
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00