Empresas que estimulem o desenvolvimento poderão ter incentivos fiscais — Rádio Senado

Empresas que estimulem o desenvolvimento poderão ter incentivos fiscais

AS EMPRESAS EM REGIÕES DAS ÁREAS DA SUDENE E DA SUDAM QUE ATUAM EM SETORES CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL PODERÃO TER INCENTIVOS FISCAIS ATÉ 2018.
 
É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. SAIBA MAIS SOBRE A PROPOSTA NA REPORTAGEM DE LARISSA BORTONI.

Estão previstos desde 2001 e, pela lei atual, valem até 2013, os descontos nos impostos para as empresas que se instalarem, ampliarem seus negócios, se modernizarem ou diversificarem sua produção, desde que localizadas nas áreas de atuação da Sudam e da Sudene, e sejam de setores da economia considerados relevantes para o desenvolvimento regional. O projeto da senadora Vanessa Graziottin, do PC do B, do Amazonas, amplia esse prazo de validade até 2018. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que foi a relatora do projeto, salientou que esse incentivo é importante para levar o desenvolvimento para as regiões mais pobres do país.
(ANA AMÉLIA) Tais compensações são necessárias porque, ao decidir pela instalação em áreas menos desenvolvidas, as empresas abrem mão de benefícios existentes em áreas mais desenvolvidas, como, por exemplo, proximidade com fornecedores de insumos e com os mercados consumidores; a existência de trabalhadores com qualificação adequada; e a facilidade para escoar a produção, ou seja, a logiística.
(REPÓRTER) Esse projeto segue para a análise na Comissão de Assuntos Econômicos. E a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou ainda um projeto do senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, que autoriza o governo federal a instalar zonas de processamento de exportação nos municípios piauienses de Eliseu Martins e Pavussu. As ZPEs são distritos industriais que recebem incentivos fiscais, desde que destinem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo.
04/10/2011, 06h36 - ATUALIZADO EM 04/10/2011, 06h36
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00