Senado quer melhorar inclusão de pessoas com deficiência — Rádio Senado

Senado quer melhorar inclusão de pessoas com deficiência

LOC: MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É UMA DAS FINALIDADES DO PROGRAMA INTEGRAR, LANÇADO OFICIALMENTE NESTA SEGUNDA-FEIRA PELA DIRETORIA-GERAL DO SENADO, DURANTE UM WORKSHOP, NO AUDITÓRIO DO INTERLEGIS.

LOC: NO EVENTO, FORAM DEBATIDAS AS QUESTÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, COMO INFORMA A REPORTER LARISSA BORTONI.

O objetivo do workshop - Deficiência, uma questão de todos: integrar para não excluir foi o de orientar e sensibilizar os servidores e os demais freqüentadores do Senado para a importância de assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. A diretora geral do Senado, Dóris Peixoto, que abriu o encontro, contou que quando passou a trabalhar na Casa, não havia as adaptações necessárias para acolher todo e qualquer cidadão. Segundo Dóris, essa situação começou a mudar em 2008, com a criação do programa de inclusão e acessibilidade que envolve cerca de oitenta servidores do Senado, entre efetivos e comissionados.
(DÓRIS PEIXOTO) É verdade que muito já foi feito. Foram feitas adaptações na questão do espaço físico. Foram feitas rampas. Acesso para o pessoal com deficiência. Mas hoje também nós temos um programa, que é o Programa Integrar, da Secretaria de Recursos Humanos, que trata com a questão de acolher melhor o deficiente. Identificar as necessidades e dar condições de trabalho a esse grupo. Mas ainda há muito o que fazer e aí é que entram reuniões como essa.
(REPÓRTER) Nos debates, a professora da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, Patrícia Neves Raposo, que é cega, deu dicas importantes sobre como tratar as pessoas que não enxergam. Cuidados simples, como nunca encher os copos podem fazer a diferença. A professora também apresentou aspectos da legislação brasileira no que diz respeito aos deficientes e lembrou que o Brasil ratificou a convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência. Um desses direitos é o acesso ao trabalho. Lembrou que no Brasil, um avanço foi a lei de cotas.
(PATRÍCIA RAPOSO) Embora precisamos muito e urgentemente rever essa lei de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos concursos públicos. Nós precisamos, de fato, criar igualdade de oportunidades.
(REPÓRTER) A lei 8213, de 1991 determina cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência, para as empresas com 100 ou mais empregados.
03/10/2011, 06h25 - ATUALIZADO EM 03/10/2011, 06h25
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00