Inflação está sob controle e voltará à meta em 2012, diz Tombini — Rádio Senado

Inflação está sob controle e voltará à meta em 2012, diz Tombini

LOC: A INFLAÇÃO ESTÁ SOB CONTROLE E VAI VOLTAR PARA A META EM 2012. FOI O QUE GARANTIU O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, ALEXANDRE TOMBINI, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA.

LOC: ALÉM DISSO, SEGUNDO TOMBINI, O CRESCIMENTO DO PAÍS DEVE RETOMAR O RITMO, EM FUNÇÃO DAS POLÍTICAS DO GOVERNO FEDERAL E DO CENÁRIO INTERNACIONAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: Os três principais eixos da política econômica do governo federal ¿ controle da inflação, ajuste fiscal e câmbio flutuante ¿ têm sido suficientes, na opinião do ministro Alexandre Tombini, para enfrentar os efeitos da crise financeira mundial. O presidente do Banco Central explicou que a comunidade internacional tem se esforçado para estancar a crise de confiança e estabelecer bases para o desenvolvimento sustentável. As ações de política monetária, no entanto, precisam ser rápidas, pois quanto mais as decisões demoram, mais abalam a confiança dos investidores. Por isso, o governo brasileiro e o Banco Central estão atentos, de acordo com Tombini, e vão tomar medidas pontuais para evitar instabilidades. Foi o caso, de acordo com o ministro, da venda de dólares no mercado futuro para evitar a disparada da moeda norte-americana.
(ALEXANDRE TOMBINI) O Banco Central e o governo adotaram uma série de medidas para proteger o Sistema Financeiro Nacional e a economia brasileira. A economia brasileira e o Sistema Financeiro estão bem preparados para enfrentar essa deterioração recente do cenário internacional. O Banco Central estará pronto para fazer com que os mercados funcionem de forma adequada, ou seja, se identificar uma falta de liquidez que leve ao não funcionamento de algum segmento do mercado de câmbio, eu creio que nós temos capacidade e tomaremos as medidas para que esses mercados funcionem, como fizemos na semana passada, numa ação do mercado futuro de dólar.
(REPÓRTER) Tombini disse ainda que medidas preventivas da instituição, como diminuir desde o começo do ano a exposição cambial dos bancos, evitou que a alta do dólar tivesse impacto maior. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, elogiou também a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central de abaixar a taxa básica de juros.
(LINDBERGH FARIAS) Eu acho que o Banco Central ta agindo certo. O que eu sinto é que essa política de baixar a taxa de juros vai ter um impacto fiscal tremendo. Eu sinceramente acho que nós vamos proo superávit fiscal cheio e ainda podemos ter um alívio fiscal considerável no próximo ano. O ano difícil foi esse. Pagar mais de 200 bilhões de juros e ainda fazer um superávit de 91 bilhões.
(REPÓRTER) De acordo com Tombini, a inflação deve começar a retroceder no quarto trimestre de 2011, depois de um pico no terceiro, e voltar ao centro da meta do governo federal no início de 2012.
27/09/2011, 02h16 - ATUALIZADO EM 27/09/2011, 02h16
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00