Grazziotin pede agilidade no processo que envolve morte de agricultor em RO — Rádio Senado

Grazziotin pede agilidade no processo que envolve morte de agricultor em RO

LOC: A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, ESTEVE NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, NESTA TERÇA-FEIRA, PARA PEDIR AGILIDADE NO PROCESSO QUE ENVOLVE A MORTE DO AGRICULTOR ADELINO RAMOS, EM RONDÔNIA.
 
LOC: DINHO, COMO ERA CONHECIDO, FOI MAIS UMA DAS VÍTIMAS ASSASSINADAS EM RAZÃO DE CONFLITOS NO CAMPO BRASILEIRO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

Integrante do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Ramos era líder comunitário no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Ele foi morto a tiros em uma feira livre, onde comercializava produtos agrícolas juntamente com sua família. As investigações policiais apontaram Ozias Vicente como autor dos disparos e o crime teria ocorrido a mando de madeireiros da região. Atualmente Ozias está preso em Porto Velho. Após a visita ao Superior Tribunal de Justiça nesta terça-feira, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, explicou por que decidiu pedir pessoalmente ao ministro Sebastião Reis Júnior rapidez no julgamento sobre o assassinato de Dinho.
(VANESSA GRAZZIOTIN) Há dois inquéritos relativos à investigação da morte deles, um concluiu pela autoria do crime a um senhor chamado Ozias, mas o segundo inquérito o procurador entendeu que havia conflito de competência relacionado ao estado de Rondônia. E encaminhou à Justiça Federal, que o remeteu ao STJ para que possa decidir a quem cabe a investigação e o julgamento desse caso, então o que nós fomos fazer com o ministro foi fazer agilidade e celeridade.
(REPÓRTER) Somente em 2010, o Brasil registrou 34 assassinatos em razão de conflitos de terra no campo, um número 30% superior ao total de mortes ocorridas no ano anterior. A maior parte dos casos aconteceu na região amazônica.
27/09/2011, 06h00 - ATUALIZADO EM 27/09/2011, 06h00
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00