Cristovam defende reavaliação do SUS — Rádio Senado

Cristovam defende reavaliação do SUS

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE DEFENDEU, NESTA SEGUNDA-FEIRA, NA SESSÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO ADMINISTRADOR, QUE É PRECISO REAVALIAR O ATUAL SISTEMA DE SAÚDE ANTES DE SE CRIAR UM NOVO IMPOSTO.

LOC: SEGUNDO O SENADOR, O OBJETIVO É GARANTIR QUE TODA A POPULAÇÃO SEJA ATENDIDA E QUE O DINHEIRO NÃO SEJA GASTO EM OUTRAS ÁREAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

Destinar recursos para um sistema que não funciona é jogar dinheiro fora. Foi o que disse o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Durante sessão pela passagem do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, ele falou em especial aos administradores da área da Saúde, a quem pediu uma reavaliação completa do sistema atual.
(CRISTOVAM BUARQUE) Primeira pergunta é: qual é o sistema ideal para a saúde de todos os brasileiros? Antes de discutir quanto custa. Antes de discutir qual o imposto novo que a gente vai criar para financiar isso. Nós não estamos discutindo isso, nós estamos discutindo quando colocar mais no atual sistema. E quando a gente joga muito dinheiro em uma coisa que não funciona, joga dinheiro fora.
(REPÓRTER) O senador disse ainda que, no cenário atual, aumentar os gastos da União com saúde para 10% do Produto Interno Bruto seria um desperdício.
(CRISTOVAM BUARQUE) Hoje, se houvesse muito dinheiro para a saúde, eu não tenho dúvidas de que era capaz de estarem usando o dinheiro da saúde para construir estádios para a Copa do Mundo, dizendo que mais dinheiro faz a construção mais segura, tem menos riscos de desabar, e portanto é bom para a saúde. Ou dizer que divertir-se assistindo a um bom jogo de futebol melhora a saúde.
(REPÓRTER) Já o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, destacou a valorização da profissão de administrador nos últimos anos.
(VALDIR RAUPP) A maioria dos administradores brasileiros esta na faixa etária de até 30 anos e é composta por recém-formados, aí mostra a valorização que os nossos empresários estão dando aos administradores de empresas.
(REPÓRTER) Os profissionais presentes à sessão disseram que ainda há importação de mão-de-obra estrangeira por falta de pessoal qualificado, e pediram a votação da Proposta de Emenda à Constituição 317, de 2004, que institui a carreira de administrador municipal.
26/09/2011, 01h37 - ATUALIZADO EM 26/09/2011, 01h37
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00