CAS debate parceria entre governo da Paraíba e a Cruz Vermelha — Rádio Senado

CAS debate parceria entre governo da Paraíba e a Cruz Vermelha

LOC: PARCERIA ENTRE O GOVERNO DA PARAÍBA E A CRUZ VERMELHA É DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, firmou em julho uma parceria com a Cruz Vermelha para a administração do Hospital de Emergência e Trauma senador Humberto Lucena, na capital João Pessoa. Uma diligência do Ministério do Trabalho no início deste mês apontou uma série de problemas relacionadas a qualidade do atendimento e ao registro de funcionários. O Sindicato de Médicos também divulgou um vídeo com uma furadeira sendo usada, supostamente no hospital, em uma cirurgia ortopédica de uma vítima de acidente de motocicleta. O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, Eduardo Araruna, criticou na Comissão de Assuntos Sociais o que ele considerou privatização de um serviço público, e afirmou que vai pedir a atuação do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Fazenda no caso. Mas o assessor de Planejamento da Cruz Vermelha Brasileira, Vítor Tadeu Ferreira, esclareceu que a instituição assumiu a administração do Hospital do Trauma há pouco mais de 2 meses, e disse estranhar por que só agora o hospital é alvo de denúncias e reportagens.
(VÍTOR): o que é necessário dizer é que estamos falando de um processo que fez no último dia 9 fez 60 dias de implantação. E que está abordando uma instituição que desde a sua inauguração em 2001 tinha na sua totalidade de contratados pessoas com vínculo precário. E que durante esses 10 anos não vimos um movimento tão forte de publicação como agora. (REPÓRTER): O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, no entanto, reclamou que falta transparência no contrato, e que só hoje teve a confirmação de que a Cruz Vermelha Internacional é a atual administradora do Hospital do Trauma.
(CÍCERO LUCENA): a operação do trauma em João Pessoa eu pensei que a Cruz Vermelha tinha sido chamada porque lá está pior do que a guerra, mas era uma Cruz Vermelha que a gente tinha a informação de que não era chancelada pela Cruz Vermelha Internacional.
(REPÓRTER): também participaram da audiência pública a deputada estadual da Paraíba, Daniella Ribeiro, do PP, o deputado Federal pela Paraíba, Manoel Júnior, do PMDB, e os demais senadores paraibanos, Wilson Santiago e Vital do Rego, ambos do PMDB. O secretário de saúde da Paraíba, Waldson Dias de Souza, foi convidado mas não compareceu ao debate.
22/09/2011, 01h46 - ATUALIZADO EM 22/09/2011, 01h46
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00