Brasil tem fundo que incentiva ações para reduzir o efeito estufa — Rádio Senado

Brasil tem fundo que incentiva ações para reduzir o efeito estufa

LOC: O BRASIL TEM UM FUNDO PARA FINANCIAR AÇÕES QUE REDUZAM A EMISSÃO DE GASES QUE POLUEM O MEIO AMBIENTE E ISSO PRECISA SER MELHOR DIVULGADO.

LOC: O ALERTA É DO SECRETÁRIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E QUALIDADE AMBIENTAL, DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, OUVIDO, NESTA QUARTA-FEIRA, PELA COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Assad, disse que no ano passado, o desmatamento da Amazônia foi o menor, desde que esse problema passou a ser monitorado e que o país está em um ritmo crescente na redução de emissão de gases que poluem a atmosfera. O secretário afirmou que desde março, o Brasil conta com o Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima, que é um instrumento para incentivar ações para diminuir a emissão de gases poluentes.
(EDUARDO ASSAD) É um dos poucos países do mundo que está fazendo isso efetivamente. O Brasil tem feito um esforço que é uma coisa elogiável onde você vai e que você mostra que aqui nós temos um plano. Esse plano gerou uma lei. Essa lei estabeleceu os planos setoriais. Esses planos setoriais funcionam com um fundo financeiro, que é dinheiro brasileiro. (REPÓRTER) Ainda de acordo com Eduardo Assad, para este ano, o fundo prevê 230 milhões de reais. O presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, acredita que com ações como a do fundo, o Brasil está dando uma lição às nações mais ricas.
(SÉRGIO SOUZA) Nós estamos falando muito em passivo ambiental e alguém tem que pagar a conta do seu passivo ambiental. A maioria dos governos estão conscientes em relação a isso. E se não tomar uma iniciativa. Se não começar a colocar dinheiro público também para a política de incentivo a iniciativas de ciência e tecnologia para que possamos prever e prevenir o aquecimento global estaríamos fadados ao fracasso no futuro.
(REPÓRTER) Também nessa reunião, o deputado Márcio Macedo, do PT de Sergipe, foi eleito para a relatoria da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.
21/09/2011, 06h42 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 06h42
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00