Senadores comemoram 60 anos da profissão economista — Rádio Senado

Senadores comemoram 60 anos da profissão economista

LOC: O SENADO COMEMOROU NESTA TERÇA-FEIRA OS SESSENTA ANOS DO DIA DO ECONOMISTA.

LOC: A DATA É CELEBRADA ANUALMENTE NO DIA 13 AGOSTO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
O 13 de agosto foi escolhido como dia do economista por ser a data em que, em 1951, foi publicada a lei que regulamentou a profissão no Brasil. Autor do requerimento para a homenagem no Senado Federal, o senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, destacou a participação dos economistas na história política do país.
(INÁCIO ARRUDA) Nós podemos dizer que os economistas travaram no Brasil, desde a chegada da família real no Brasil, podemos dizer assim, uma história de embates, de discussões intensas sobre os rumos do Brasil, intrinsecamente ligado aos destinos políticos que nós adotamos em cada instante, em cada momento da nossa história.
(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que é economista, alertou que a economia precisa atualizar seus fundamentos teóricos, priorizando temas como pobreza e meio ambiente.
(CRISTOVAM BUARQUE) Em primeiro lugar o nosso desafio é como incorporar o meio ambiente na teoria do valor, por isso a gente tenta casar chamando de economia verde, mas não consegue, porque termina sendo um simples ajuste da mesma teoria de preços aplicada aos produtos de origem natural renovável. É preciso incorporarmos o problema da pobreza como tema fundamental da medição do nosso êxito, nós somos os profissionais, os intelectuais do aumento da riqueza, não da redução da pobreza.
(REPÓRTER) O campo de atuação dos economistas é composto por atividades como assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira, análises de mercado, estudos de viabilidade e planejamento, e outras atribuições nos setores público e privado. Participaram da comemoração os presidentes do Conselho Federal de Economia, Waldir Pereira Gomes e do conselho regional do Distrito Federal, Jusçanio Umbelino de Souza, além de profissionais e estudantes.
20/09/2011, 07h27 - ATUALIZADO EM 20/09/2011, 07h27
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00