Grazziontin que saber motivo para publicação sobre suposto emagrecedor — Rádio Senado

Grazziontin que saber motivo para publicação sobre suposto emagrecedor

LOC: A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN VAI APRESENTAR ATÉ ESTA TERÇA REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÕES SOBRE UMA REPORTAGEM QUE EXALTOU OS EFEITOS EMAGRECEDORES DE UM REMÉDIO PARA O TRATAMENTO DO DIABETES.

LOC: A MATÉRIA LEVOU A ANVISA A PUBLICAR UMA NOTA PARA ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE OS EFEITOS COLATERAIS DO MEDICAMENTO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA.

Esclarecimentos em relação a uma reportagem sobre o uso, como emagrecedor, de um medicamento destinado a pacientes com diabetes tipo 2. É o que vai pedir a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, à revista Veja, à Editora Abril, responsável pela publicação, e ao laboratório Novo Nordisk, fabricante do produto. Segundo a senadora, a reportagem citou vários exemplos de pacientes que perderam peso ao usarem o medicamento e informou que eles tiveram "brandos efeitos colaterais", ao contrário do que afirma a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Por isso, Vanessa Grazziotin suspeita que o texto publicado pela revista possa ser propaganda em formato de matéria jornalística.
(VANESSA) É preciso que haja uma investigação profunda em relação a matérias publicadas com frequência na imprensa que não seriam matérias publicitárias e sim matérias científicas, que, ao invés de ajudar a população brasileira, podem trazer grandes prejuízos. Porque, depois da publicação dessa matéria, foi grande a corrida às farmácias na busca desse medicamento para a utilização no emagrecimento.
(REPÓRTER) A Anvisa divulgou uma nota logo depois da publicação da reportagem. A agência alertou que o medicamento, em vez de "brandos efeitos colaterais", como afirmou a revista, pode causar urticária, inflamação no pâncreas, alteração no funcionamento dos rins e distúrbios na tireóide.
19/09/2011, 12h44 - ATUALIZADO EM 19/09/2011, 12h44
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00