Desafios e virtudes do SUS são lembrados em homenagem no Senado — Rádio Senado

Desafios e virtudes do SUS são lembrados em homenagem no Senado

LOC: O SENADO COMEMOROU OS VINTE E UM ANOS DE CRIAÇÃO DO SUS, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL, NESTA SEGUNDA-FEIRA, DURANTE A SESSÃO PLENÁRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

O direito de todos os cidadãos brasileiros a terem acesso a serviços de saúde está assegurado na Constituição de 1988. Para cumprir essa função, o Sistema Único de Saúde integra hospitais, postos de saúde, laboratórios, serviços de vigilância sanitária e outras iniciativas federais, estaduais e municipais, oferecendo atendimento gratuito a toda a população. Autor do requerimento para a homenagem no Senado Federal, o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, afirmou que o SUS, apesar das dificuldades, tem desempenhado papel importante para a saúde pública no país.
(PAULO DAVIM) Mesmo com todos os seus problemas, o sistema único de saúde brasileiro é um serviço notável de atenção à saúde. O SUS foi concebido para cumprir o dever do Estado de promover a saúde de todos os brasileiros, prevista na Constituição Federal como um direito dos cidadãos.
(REPÓRTER) Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ressaltou o esforço do Estado brasileiro para disponibilizar atendimento universal a uma população de cerca de 200 milhões de pessoas.
(HUMBERTO COSTA) Entre os sistemas universais que existem no mundo, aqueles que garantem o direito a todos, o Brasil é aquele que tem mais de 100 milhões de habitantes compondo esse sistema. É muito mais fácil falar da situação da saúde na Alemanha, na França ou até mesmo no Canadá, onde se lida com um conjunto de habitantes bem menor do que no Brasil.
(REPÓRTER) A senadora Vanessa Graziotin, do PC do B do Amazonas, lembrou que a homenagem aos 21 anos do SUS ocorre num momento em que o Congresso Nacional analisa proposta que garante mais recursos para a saúde pública.
(VANESSA) A Câmara federal deverá votar esta semana ainda o projeto de lei que regulamenta a emenda 29, que determina o piso para aplicação em saúde por parte de estados e municípios, projeto que já foi votado nesta Casa, e na sequência o projeto deverá voltar.
(REPÓRTER) .O representante do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, falou sobre alguns desafios que o SUS terá pela frente, entre eles o processo de envelhecimento da população, que deve ocasionar maior demanda de investimentos no sistema.
19/09/2011, 06h50 - ATUALIZADO EM 19/09/2011, 06h50
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00