Audiência com ministra do Planejamento foi destaque nesta semana — Rádio Senado

Audiência com ministra do Planejamento foi destaque nesta semana

LOC: A MINISTRA DO PLANEJAMENTO MIRIAM BELCHIOR, PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO NESTA SEMANA, E AFASTOU QUALQUER POSSIBILIDADE DE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS EM 2012.

LOC: JÁ NAS COMISSÕES DO SENADO, O DESTAQUE FOI A CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM DNA DE CRIMINOSOS. CONFIRA O RESUMO DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

A ministra Míriam Belchior, do Planejamento, foi à Comissão Mista de Orçamento na quarta-feira esclarecer pontos do orçamento da União e do plano plurianual 2012-2015. Em resposta a sindicalistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União que reivindicam o reajuste das categorias, ela esclareceu que o aumento elevaria os gastos de pessoal em 7 bilhões e setecentos milhões de reais no próximo ano, e não têm previsão no projeto de Orçamento do governo. 
(MIRIAM BELCHIOR) Nós acreditamos que essa preocupação em relação à situação econômica do nosso país tem que ser de todos os brasileiros, de todos os poderes, por isso é que nós não incorporamos essa despesa à proposta de lei orçamentária.
(REPÓRTER) Nas comissões do Senado, o destaque foi a aprovação na CCJ do projeto que prevê a identificação genética dos condenados por crimes hediondos ou praticados com violência, como assassinato, estupro, roubo seguido de morte e seqüestro, entre outros. O banco de DNA é usado pelo FBI, a polícia federal norte-americana, e já existe em mais de 30 países, segundo o autor, senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí. 
(CIRO NOGUEIRA) É fundamental para que a gente diminua essa sensação de impunidade e que tenha uma solução muito mais rápida para crimes que na sua maioria chocam a sociedade.
(REPÓRTER) Três comissões do Senado debateram ainda o novo Código Florestal. A proposta deveria começar a ser votada na quarta-feira na CCJ, mas os senadores decidiram esperar mais uma semana, para que o relator, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, incorpore sugestões feitas pela ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, e por parlamentares e juristas que debateram o tema na terça. Outro debate que aconteceu na terça-feira foi na Comissão de Assuntos Econômicos, que ouviu o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, sobre o plano Brasil Maior, que tem o objetivo de aumentar a competitividade da indústria nacional. No mesmo dia, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou projeto que pode abaixar o valor das passagens de ônibus e metrô em todo o País, por meio da redução de impostos sobre o serviço de transporte e sobre a compra de óleo diesel, chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar. E na quinta, a Comissão de Infraestrutura aprovou uma nova "política de mobilidade urbana". A proposta, que segue para a sanção presidencial, traz medidas para melhorar o trânsito nas cidades brasileiras, com foco em mais investimentos, pelo estímulo ao transporte coletivo, uso de bicicletas e acessibilidade dos pedestres.
16/09/2011, 02h17 - ATUALIZADO EM 16/09/2011, 02h17
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00