CCJ aprova criação de banco de dados com DNA de criminosos — Rádio Senado

CCJ aprova criação de banco de dados com DNA de criminosos

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A PROPOSTA QUE CRIA UM BANCO DE DADOS COM DNA DE CRIMINOSOS. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A proposta prevê a identificação genética dos condenados por crimes hediondos ou praticados com violência, como assassinato, estupro, roubo seguido de morte e seqüestro, entre outros. Para auxiliar as investigações policiais e o julgamento nos tribunais, o texto determina a criação de um banco nacional com amostras de DNA dos presos. O autor do projeto, senador Ciro Nogueira, explicou que o objetivo é fortalecer a investigação científica, já que evidências encontradas nas cenas dos crimes, como sêmen, fios de cabelo ou pedaços de unha podem determinar com exatidão o culpado. O senador do PP do Piauí lembrou que o sistema é usado pelo FBI, a Polícia Federal americana, e já existe em mais de 30 países. Para Ciro Nogueira, a iniciativa pode garantir mais agilidade na apuração e no julgamento de crimes.
(CIRO) "È fundamental para que a gente diminua essa sensação de impunidade e que tenha uma solução muito mais rápida para crimes que na sua maioria chocam a sociedade".
(REPÓRTER) A proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. 
14/09/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 14/09/2011, 01h22
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00