Empresários e sindicalistas do Sul querem incluir carvão mineral em leilões — Rádio Senado

Empresários e sindicalistas do Sul querem incluir carvão mineral em leilões

LOC: POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS E SINDICALISTAS DA REGIÃO SUL QUEREM QUE O GOVERNO REVEJA A REGRA QUE PROÍBE A PARTICIPAÇÃO DO CARVÃO MINERAL NOS PRÓXIMOS LEILÕES DE ENERGIA.  

LOC: ELES DEFENDERAM NA SUBCOMISSÃO PERMANENTE EM DEFESA DO EMPREGO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL A IMPORTÂNCIA DO COMBUSTÍVEL NA ECONOMIA LOCAL E NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O PAÍS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O governo marcou para dezembro um leilão para comprar a energia elétrica de novas usinas que devem entrar em funcionamento no início de 2016. No entanto, o Executivo proibiu o carvão mineral neste leilão e determinou que não quer a expansão da produção deste combustível até 2020. Para tentar reverter este quadro, uma frente formada por empresários, sindicalistas, deputados federais, estaduais, prefeitos e senadores da região sul defenderam na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social que o carvão mineral participe dos próximos leilões de energia. Paulo Paim disse que a bancada da região Sul vai se reunir na próxima semana com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, para cobrar mudanças na regra.
(Paim) "Eu sou otimista, viu. Que bom que a gente vai lá buscar uma solução. Se nós botarmos lá uns cinqüenta de deputados e nove senadores eu acho que ajuda, acho que ajuda, né? (aplausos) E nós vamos lá buscar uma solução. E essa é uma proposta real"
(Cardim) O representante do Ministério de Minas e Energia, Altino Filho, disse que o governo deve estudar formas de incluir diferentes fontes de energia para diversificar nossa matriz energética.
(Altino) "Podemos combinar estas fontes de diferentes maneiras. Eu diria que o Brasil tem um espaço para participar todas as fontes dentro da política de diversificação energética em nosso país"
(Cardim) Durante o debate, as autoridades, empresários e trabalhadores do setor destacaram que a indústria do carvão mineral é fundamental para a economia da região sul. E argumentaram que as novas termoelétricas podem utilizar tecnologias modernas para diminuir a geração de gases de efeito estufa.
13/09/2011, 01h48 - ATUALIZADO EM 13/09/2011, 01h48
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00