Construções podem ser obrigadas a aproveitar águas da chuva — Rádio Senado

Construções podem ser obrigadas a aproveitar águas da chuva

AS CONSTRUÇÕES PODEM SER OBRIGADAS A INSTALAR SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS.

O PROJETO FOI APROVADO PELO SENADO E SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI

O projeto diz que os edifícios públicos ou privados, sejam eles comerciais ou residenciais, devem contar com um sistema de armazenamento e aproveitamento da água das chuvas para a conservação e limpeza dos próprios prédios. E também a reutilização da água servida, como a usada na máquina de lavar roupas, por exemplo, para o acionamento de descargas sanitárias. O autor do projeto, senador Marcelo Crivela, do PRB do Rio de Janeiro, disse que a ideia é diminuir drasticamente o desperdício de água.
(MARCELO CRIVELLA) Todas as fábricas, todas as escolas, todos os edifícios públicos, todas as igrejas construírem em suas áreas de estacionamento, em suas áreas de jardim, reservas, nós temos um programa de construção de cisternas no nordeste, para guardar as águas das chuvas e usá-la na agricultura. Nas cidades que esses reservatórios guardem essa água das chuvas e amanhã usem para lavar a calçada, para tirar a lama dos carros, da rua.
(MAURÍCIO) As prefeituras é que vão definir as regras para a implantação dos sistemas de aproveitamento e reutilização das águas. E também dizer quais construções antigas têm condições técnicas de se adaptar à nova lei. O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Isso significa que a proposta deve seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, sem a necessidade de passar pela análise do plenário. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.
13/09/2011, 05h35 - ATUALIZADO EM 13/09/2011, 05h35
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00