Senadores ressaltam a importância da erradicação do analfabetismo — Rádio Senado

Senadores ressaltam a importância da erradicação do analfabetismo

LOC: OITO DE SETEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.

LOC: AO LEMBRAR A DATA, SENADORES RESSALTARAM A IMPORTÂNCIA DE O BRASIL GARANTIR A TODOS O DIREITO DE LER E ESCREVER. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

O Dia Internacional da Alfabetização foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, com o objetivo de alertar governos, entidades internacionais, sociedade civil e setor privado sobre a importância de se desenvolver iniciativas para erradicar o analfabetismo no mundo. De acordo com o órgão, cerca de 800 milhões de pessoas em todo o planeta não tiveram acesso à alfabetização básica. A maior parte desse grupo é formada por mulheres e crianças. No Brasil, segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, em 2010 14 milhões de pessoas não sabiam ler nem escrever. Para o vice-presidente da comissão de Educação do Senado, Paulo Bauer, do PSDB catarinense, o Brasil tem condições de mudar essa realidade, desde que o assunto seja tratado de modo prioritário.
(PAULO BAUER) O Brasil será para todos a partir do momento em que todos os brasileiros tiverem domínio completo da escrita e da leitura. O analfabetismo é um problema sério que precisa ser enfrentado e no Brasil nós temos chance de fazê-lo e podemos reverter o quadro em pouco tempo.
(REPÓRTER) Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, não incluir o combate ao analfabetismo como prioridade no país é uma forma de corrupção.
(CRISTOVAM) Porque fala-se tanto em corrupção e a gente esquece dessa corrupção terrível que é a corrupção nas prioridades no Brasil. A corrupção que vai colocar 50, 60 bilhões para realizar uma Copa e não coloca 5, 6 bilhões que seriam suficientes para erradicar o analfabetismo no Brasil em 4, 5, 6 anos.
(REPÓRTER) Neste ano, o Dia Internacional da Alfabetização tem como foco a relação entre alfabetização e paz. O argumento é que a paz duradoura se fundamenta no respeito aos direitos humanos e à justiça social, e um desses direitos é, justamente, o de ser alfabetizado.
08/09/2011, 06h39 - ATUALIZADO EM 08/09/2011, 06h39
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00