Dilma encaminha ao Congresso aumento salarial para Judiciário — Rádio Senado

Dilma encaminha ao Congresso aumento salarial para Judiciário

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF ENCAMINHOU AO CONGRESSO NACIONAL NESTA SEXTA-FEIRA MENSAGEM COM  PEDIDO DE AUMENTO SALARIAL PARA OS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO . 

LOC: O IMPACTO COM O REAJUSTE PRETENDIDO PELA JUSTIÇA E MINISTÉRIO PÚBLICO NO ORÇAMENTO DO PRÓXIMO ANO, SEGUNDO A MENSAGEM, SERÁ DE SETE BILHÕES E SETECENTOS MILHÕES DE REAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O projeto de Lei Orçamentária para o próximo ano foi encaminhado ao Congresso Nacional na última quarta-feira. Mas os chefes do Poder Judiciário e do Ministério Público reclamaram que a proposta veio sem os reajustes propostos por eles para seus servidores. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, presidia a sessão do Senado nesta sexta-feira no momento em que a mensagem da presidente Dilma Rousseff com o adendo ao Orçamento chegava ao Congresso. O texto, lido por Paim no plenário, diz que o esforço para o equilíbrio das contas deve ser compartilhado por todos os poderes da República, e que por isso o reajuste não constou da primeira proposta orçamentária. (PAIM): cabe ressaltar que o poder executivo já adota uma política de moderação com suas despesas de pessoal. de modo a privilegiar a execução de investimentos e a execução de programas sociais no seu orçamento. (REP): O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluzo, entretanto, afirmou que o poder Executivo não poderia fazer cortes na proposta, só o Legislativo. O impacto do plano salarial, de acordo com Peluzo, seria em torno de 100 milhões de reais. Mas como também os salários dos ministros do STF e, portanto, o teto do funcionalismo público seriam reajustados, o impacto total no orçamento pode ser bem maior. Segundo o governo, com o efeito cascata decorrente do aumento do teto, o aumento dos gastos alcançaria sete bilhões e setecentos milhões de reais.
02/09/2011, 01h46 - ATUALIZADO EM 02/09/2011, 01h46
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00