Três senadores disputam presidência do grupo brasileiro no Mercosul — Rádio Senado

Três senadores disputam presidência do grupo brasileiro no Mercosul

LOC: A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL VAI ESCOLHER SEU PRESIDENTE NO DIA 13 DE SETEMBRO.

LOC: TRÊS SENADORES ESTÃO NA DISPUTA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

A representação do Brasil no parlamento do Mercosul foi instalada nesta quarta-feira. São 37 parlamentares - dez senadores e vinte e sete deputados. A ideia era que fossem eleitos o presidente e os dois vice-presidentes do grupo, mas foi acertado que essa escolha se dará em quinze dias. Por causa de um sistema de rodízio, a Presidência e uma das vices caberão ao Senado e a outra vice a um deputado. Nesta quarta-feira, três senadores foram indicados para a disputa ¿ Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul e Roberto Requião, do PMDB do Paraná. O senador Inácio Arruda explicou ser importante que essa escolha aconteça logo, pois mais da metade do ano já seu foi e o Parlamento do Mercosul não se reuniu em 2011.
(INÁCIO ARRUDA ) enfraquece a representação popular, porque o Mercosul, em si, ele funcionou. Quer dizer, foram tomadas inúmeras medidas no Mercosul. Agora mesmo, nós vamos ter uma cúpula no Mercosul. Tudo isso está andando. Está funcionando, e a representação popular é que está ausente. Não está presente, por conta, especialmente, e principalmente, nossa. Do Brasil, porque nós demoramos de novembro de 2010 até agosto de 2011 para sentar à mesa e discutir a eleição da direção brasileira no Mercosul.
(REPÓRTER) Os 10 senadores e 27 deputados federais deverão representar o Brasil no Parlamento do Mercosul até 2014, quando os brasileiros irão às urnas para escolher, em eleições diretas, os 74 representantes do país no Parlasul.
31/08/2011, 06h28 - ATUALIZADO EM 31/08/2011, 06h28
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00