Proposta do governo prevê salário mínimo de R$ 619,21 a partir de janeiro — Rádio Senado

Proposta do governo prevê salário mínimo de R$ 619,21 a partir de janeiro

O SALÁRIO MÍNIMO DEVE SER DE 619 REAIS, A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2012. O VALOR ESTÁ NO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ENTREGUE AO CONGRESSO NACIONAL, NESTA QUARTA-FEIRA, PELA MINISTRA DO PLANEJAMENTO, MIRIAM BELCHIOR. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI.

O salário mínimo de 619 reais e vinte e um centavos proposto pelo governo no projeto de lei orçamentária de 2012 representa um aumento de quase 14 por cento em relação ao valor atual de 545 reais. O reajuste cumpre a regra aplicada desde 2007, que determina a correção do mínimo pela reposição da inflação mais o crescimento do PIB de dois anos anteriores. A proposta de orçamento mantém em cinco por cento a estimativa de crescimento da economia para 2012. Se o número de confirmar, o PIB do ano que vem deve ser de quatro trilhões e quinhentos bilhões de reais. A inflação prevista é de quatro vírgula oito por cento. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, lembrou que a análise da lei orçamentária é uma das principais atribuições do Congresso Nacional. E espera que o orçamento do ano que vem dê ao Brasil as condições para resistir à crise econômica internacional.
(JOSÉ SARNEY): E nós esperamos que o orçamento desse ano possa refletir aquele instrumento de equilíbrio orçamentário, que consiga dar ao Brasil, resistir às crises que estão se envolvendo em nível mundial, e nós mantermos o equilíbrio fiscal, que a gente tem mantido, e ao mesmo tempo a governabilidade do país.
(MAURÍCIO): O presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, receberam também o Plano Plurianual para o período 2012 a 2015. O PPA estabelece as diretrizes e os objetivos gerais de toda a administração pública e precisa ser analisado pelo Congresso Nacional a cada quatro anos.
31/08/2011, 04h03 - ATUALIZADO EM 31/08/2011, 04h03
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00