Lucros da exploração do petróleo poderão financiar setor pesqueiro — Rádio Senado

Lucros da exploração do petróleo poderão financiar setor pesqueiro

LOC: OS LUCROS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO PODERÃO FINANCIAR O DESENVOLVIMENTO DO SETOR PESQUEIRO.

LOC: É ESSE O OBJETIVO DE PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR BENEDITO DE LIRA. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, quer que parte dos recursos da exploração do petróleo financie projetos de desenvolvimento do setor pesqueiro, coordenados pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura. Para isso, apresentou projeto que muda a distribuição dos royalties, destinando 5% do total para o setor.
(Benedito de Lira) 5% desse royalty colocado à disposição do Ministério da Pesca, que é um ministério novo e que vai exigir muito recurso para fazer uma infraestrutura pesqueira capaz de fazer com que o Brasil possa se tornar um país de grande volume de pescado. Ele pode financiar por exemplo barcos pesqueiros, equipamento pesqueiro, ele pode financiar treinamento à atividade, logística para a comercialização.
(REPÓRTER) Benedito de Lira lembrou ainda que nas áreas próximas das plataformas petrolíferas os impactos ambientais acabam prejudicando a atividade pesqueira.
(Benedito de Lira) A Petrobras, ao explorar o petróleo na plataforma marítima, ela causa alguns danos, e em muitos momentos a atividade polui a região, e com determinados momentos de explosão. Isso realmente você cria muitos embaraços no que diz respeito até à própria vida dos peixes.
(REPÓRTER) O dinheiro a ser repassado ao Ministério da Pesca, é uma parte do que hoje vai para o Ministério da Ciência e Tecnologia, que continuará com 20% dos royalties para financiar o desenvolvimento da indústria petroquímica. A proposta não afeta o dinheiro a ser arrecadado com a exploração do petróleo da camada do pré-sal, e que será destinado integralmente ao Fundo Social.
29/08/2011, 03h17 - ATUALIZADO EM 29/08/2011, 03h17
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00