Senadores prestigiam sessão pelos 122 anos de Cora Coralina — Rádio Senado

Senadores prestigiam sessão pelos 122 anos de Cora Coralina

LOC: OS 122 ANOS DE NASCIMENTO DA POETISA GOIANA CORA CORALINA FORAM CELEBRADOS PELO SENADO NA SESSÃO PLENÁRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA.

LOC: SENADORES DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL, FAMILIARES DE CORA E ARTISTAS SE REVEZARAM EM PRONUNCIAMENTOS NA TRIBUNA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE ACOMPANHOU A SESSÃO E TEM MAIS INFORMAÇÕES.

( Música Cora Coralina de Marcelo Barra) 'Cora, da.....'
(Repórter) Foi assim, entoando sua canção Cora Coralina, que o músico Marcelo Barra homenageou a poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretãs. A importância de Cora Coralina na literatura brasileira foi ressaltada no primeiro pronunciamento da sessão de homenagem pela senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás.
(Lúcia Vania) 'Era uma pessoa extremamente simples, profissionalmente uma doceira, que virou a maior poetisa de Goiás e uma das maiores do Brasil.'
(Repórter) O senador Cyro Miranda, também do PSDB goiano, homenageou Cora Coralina declamando versos da poetisa, conhecidos como 'saber viver'.
(Cyro Miranda) 'Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.'
(Repórter) O autor do requerimento de sessão de homenagem, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, justificou a sessão com a necessidade de valorizar a literatura nacional.
(Rodrigo Rollemberg) 'Cora Coralina está e estará presente para sempre, mesmo porque, como ela própria acreditava: `não morre aquele que deixou na terra a melodia do seu cântico na música de seus versos¿.'
(Repórter) A filha da poetisa, Vicência Bretas Tahan, discursou representando a família e lembrou frases redigidas pela mãe. Morta aos 95 anos de idade, Cora Coralina deixou três livros ainda por publicar, mas depois de sua morte foram editados onze. Vicência Bretas aproveitou para dar um informe e fazer um pedido aos senadores.
(Vicência Brêtas) 'Estamos hoje, neste mundo de tecnologia, neste século maravilhoso, estamos providenciando que os livros dela sejam editados em e-book. Esses termos em inglês, né?! Vocês olham por aí, e é cheeseburger, e-book, ipad, ipod, não mais o quê. Tudo com coisa inglesa! Vamos transformar tudo isso em português! Então, o e-book nada é do que um livro virtual.'
 (Repórter) Também homenageou Cora Coralina o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal.
22/08/2011, 05h44 - ATUALIZADO EM 22/08/2011, 05h44
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00