Comissão realiza audiência no Paraná para debater Código Florestal — Rádio Senado

Comissão realiza audiência no Paraná para debater Código Florestal

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA REALIZOU NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A PROPOSTA DE REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL, QUE ESTÁ SENDO ANALISADA PELO SENADO.
 
LOC: O ENCONTRO DESTA VEZ ACONTECEU NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ, EM CURITIBA, E HOUVE MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS AO PROJETO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES

Um dos relatores da reforma do código florestal no Senado, o senador Luíz Henrique da Silveira, do PMDB de Santa Catarina disse durante o encontro que o projeto do código florestal será, sem dúvida, a mais importante lei do país. Segundo ele, o ponto mais polêmico do texto que foi aprovado na Câmara, que é a legalização de atividades produtivas em áreas de preservação permanente, está muito bem esclarecido no relatório. O senador catarinense disse também que hoje a falta de uma lei clara, definidora de regras sobre o meio ambiente é um dos elementos que travam o desenvolvimento do País.
(Luís Henrique) O Brasil poderia lucrar tanto com a floresta como com a agricultura mas no entanto não há parâmetro legal para se transformar esse grande ativo ecológico, esse grande ativo de diversidade, esse grande ativo meio ambiental numa fonte de recursos de divisas para o país.
(Patrícia) - Durante a audiência, integrantes do movimento SOS Florestas do Paraná fizeram uma manifestação. O procurador de Justiça do Estado, Saint Claire Honorato leu um manifesto contra o novo Código Florestal. Segundo o documento, o projeto que está em discussão no Senado reduz a proteção ao meio ambiente e atende somente ao interesse do agronegócio. O embate entre ambientalistas e agricultores continuou. Depois da fala do procurador, o presidente da Federação de Agricultura do estado, Ágide Menegueti, apresentou um vídeo com depoimentos de trabalhadores no campo. Pessoas que, segundo o vídeo, ajudam a alimentar milhões de brasileiros e temem pelo futuro de suas famílias. No final da reunião o autor do requerimento para a audiência no Paraná, Sérgio Souza, do PMDB do Paraná tentou acalmar os ânimos.
(Sérgio) A iniciativa de trazer a comissão de agricultura para o Paraná era para que pudéssemos poder ouvir, todos os lados e fizemos questão de convidar os dois lados. Ministério da Agricultura mas também do Meio Ambiente porque nós queremos aqui é ouvir. Isso na verdade nada mais é que um ciclo de debates para que a comissão de agricultura possa ouvir todos os lados e colher informações necessárias porque estamos na fase de apresentação de emendas e acreditamos que é o senado que vai aprimorar.
(Patrícia) A proposta de reforma do código florestal que está em exame no senado foi aprovada na câmara dos deputados no final de maio. Dos 513 deputados 410 votaram a favor da matéria.
19/08/2011, 07h37 - ATUALIZADO EM 19/08/2011, 07h37
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00