Desenvolvimento nas faixas de fronteira é debatido em audiência — Rádio Senado

Desenvolvimento nas faixas de fronteira é debatido em audiência

LOC: INVESTIR EM INFRAESTRUTURA E MELHORIAS SOCIAIS NAS FRONTEIRAS É ESSENCIAL PARA A SOBERANIA DO PAÍS. FOI O QUE AFIRMARAM ROBERTO DE MEDEIROS DANTAS; GERENTE DO PROGRAMA CALHA NORTE, E HERLON GOELZER DE ALMEIDA, ASSISTENTE DO DIRETORIA GERAL DA ITAIPU BINACIONAL. 

LOC: ELES PARTICIPARAM DA SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CICLO DE DEBATES SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NAS FAIXAS DE FRONTEIRA. A REPORTAGEM É DE NARA FERREIRA. 

TÉC: O programa Calha Norte, do ministério da Defesa, completou 25 anos e hoje atua em seis estados, abrangendo uma faixa de fronteira de 10 mil 938 quilômetros e 194 municípios. A missão principal é cuidar da vigilância fronteiriça com base em duas vertentes, a militar, com ações voltadas para a integridade territorial, e a vertente de desenvolvimento, com ações de infraestrutura e projetos sociais. O gerente do Calha Norte, Roberto Dantas, explicou que o programa mantém 26 pelotões especiais de fronteira, ocupados pelo Exército. A nova estratégia prevê duplicação desse número. Ele destacou a importância dos convênios para projetos de infraestrutura. (ROBERTO) são brasileiros miseráveis, são prefeituras que não tem a menor capacidade técnica para levar adiante um convênio, se nós não oferecermos esse tipo de serviço para eles, a coisa desanda, e o nosso gol é ver a realização do convênio efetivada e a obra pronta. essa é a essência do programa calha norte. (REP) Roberto Dantas explicou que todas as ações são custeadas pelo programa Calha Norte, que depende de emendas parlamentares no Orçamento da União. O representante da Itaipu binacional, Herlon de Almeida, disse que a empresa adotou um novo conceito, e se abriu para a região fronteiriça. (HERLON) Uma visão de que quanto mais fortalecermos o tecido social da faixa social da região onde estamos inseridos, estamos contribuindo para o país, contribuindo para nossa soberania e minimizando outras oportunidades que eventualmente as pessoas busquem para sobrevivência, seja no descaminho, no tráfico seja em qualquer outra atividade com a qual normalmente se marca a vida e a imagem das fronteiras, muitas vezes negativa. (REP) O presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, disse que o objetivo de ciclo de audiências é colaborar para a implementação do novo Plano Estratégico de Fronteira. (MOZARILDO) Apresentar uma proposta para colaborar de maneira mais efetiva para o plano estratégico de fronteira já instituído pela presidente Dilma e que possa de fato ser um plano duradouro permanente. (REP) A subcomissão é ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
16/08/2011, 01h51 - ATUALIZADO EM 16/08/2011, 01h51
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00