Comissão debate compra de aviões para Força Aérea Brasileira — Rádio Senado

Comissão debate compra de aviões para Força Aérea Brasileira

LOC: AS VANTAGENS PARA O BRASIL SE OPTAR PELA COMPRA DE AVIÕES DE COMBATE SUECOS FORAM DISCUTIDAS NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL.

LOC: O DEBATE É O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE TRÊS QUE VAI TRATAR DA QUALIDADE DOS AVIÕES DE COMBATE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE CAÇAS DE SUPERIORIDADE AÉREA, OS FX-2. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
O processo de compra de aviões para a Força Aérea Brasileira começou ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tão logo tomou posse, a presidente Dilma Rousseff decidiu que novos estudos devem acontecer antes de uma decisão sobre quem vai fornecer os caças. Os três mais fortes concorrentes são: a francesa Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab. A Comissão de Relações Exteriores entrou nesse debate e ouviu nesta quinta-feira os representantes da empresa da Suécia. O diretor-geral da Saab Brasil, Bengt Jáner, disse que o caça Gripen NG é o que melhor atende às necessidades da Força Aérea Brasileira. (BENGT JÁNER) O Gripen NG será o avião mais avançado para operação em ambiente de combate conectado por meio de redes de dados a outras aeronaves e centros de comando e controle. A capacidade operacional do Gripen NG foi bastante ampliada em comparação às versões anteriores do Gripen. No mercado, o Gripen NG é o caça que oferece os maiores alcances nas missões de superioridade aérea e ataque. (REPÓRTER) O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, disse ser muito importante o Senado entrar nessa discussão e afirmou estar debruçado neste estudo. (DELCÍDIO DO AMARAL) O projeto do Gripen está absolutamente alinhado com o avanço tecnológico que se pretende, especialmente no que se refere às indústrias aeronáuticas brasileiras. É um projeto que sem dúvida nenhuma repetirá o sucesso dos projetos anteriores que foi o projeto do Xavante e depois o projeto do AMX com a Aeromaq. (REPÓRTER) Os próximos debates na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional serão para ouvir os representantes da empresa francesa Dassault e da norte-americana Boing.
11/08/2011, 04h50 - ATUALIZADO EM 11/08/2011, 04h50
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00