PSDB quer convocar ministro ainda no recesso, mas governistas são contra — Rádio Senado

PSDB quer convocar ministro ainda no recesso, mas governistas são contra

LOC: A OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR O MINISTRO DOS TRANSPORTES PARA FALAR SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DO DNIT, AINDA DURANTE O RECESSO PARLAMENTAR.
 
LOC: MAS GOVERNISTAS ANTECIPAM QUE NÃO VÃO APROVAR A VINDA DE PAULO SÉRGIO PASSOS, POIS PROVIDÊNCIAS JÁ FORAM ADOTADAS PELO EXECUTIVO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira, de São Paulo, apresentou um requerimento de convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, à Comissão Representativa do Congresso Nacional. A oposição pretende ouvir o ministro sobre os contratos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, ainda durante o recesso parlamentar. Duarte Nogueira quer explicações sobre o aumento de 154% dos chamados aditivos nos contratos. No segundo semestre de 2009, o Ministério dos Transportes pagou 309 milhões de reais em reajustes aos contratos firmados para a construção e reforma de rodovias. No mesmo período do ano passado, o valor saltou para 787 milhões. O líder do PSDB na Câmara avisou que se o ministro dos Transportes não for convocado em julho, a oposição vai tentar ouvir Paulo Sérgio Passos em agosto. (Duarte) O Congresso Nacional mesmo em recesso continua trabalho. Tem a Comissão Representativa para dar conseqüência às ações que eventualmente surjam neste período. No começo desse ano, a Comissão Representativa se reuniu no recesso para decidir sobre ações nas tragédias do Rio de Janeiro. Esse é um fato que para nós é relevante. O Ministério dos Transportes continua trabalhando no recesso parlamentar também. Portanto, essas irregularidades, na nossa opinião, as irregularidades continuam acontecendo. REP: O líder do PDT no Senado, Acyr Gurgacz, de Rondônia, é contrário à convocação do ministro dos Transportes. Ele argumenta que os suspeitos de irregularidades já foram afastados do cargo e que a Controladoria Geral da União está investigando todas as suspeitas de irregularidades. (Acyr) Com certeza essa discussão será travada quando voltarmos em agosto, antes, não tem sentido. Na verdade, o governo adotou todas as providências possíveis no sentido de esclarecer as denúncias. Então não há urgência nesse caso. De modo que não há necessidade de nenhuma urgência. REP: A oposição também quer ouvir o ex-assessor Frederico Oliveira sobre a acusação de que participava de reuniões do Dnit mesmo sem ter qualquer vínculo com o departamento.
19/07/2011, 01h53 - ATUALIZADO EM 19/07/2011, 01h53
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00