Comissão de Relações Exteriores votou 55 proposições — Rádio Senado

Comissão de Relações Exteriores votou 55 proposições

LOC: MAIS DE DUAS REUNIÕES POR SEMANA E VOTAÇÃO DE 55 PROPOSIÇÕES, ENTRE ACORDOS E ATOS INTERNACIONAIS, ALÉM DE INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES E REQUERIMENTOS. 

LOC: ESSE FOI O SALDO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Fernando Collor, do PTB de Alagoas, agradeceu o empenho dos senadores e funcionários que contribuíram para a alta produtividade no primeiro semestre de 2011, quando ocorreram 48 reuniões. (COLLOR) Se considerarmos as 21 semanas de atividades neste primeiro semestre, chegamos a uma média superior a duas reuniões semanais e mais de nove reuniões por mês. (REP) Foram aprovadas as indicações de 29 embaixadores, além de 34 projetos de decreto legislativo relativos a atos ou acordos internacionais, requerimentos e vinte e uma emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, totalizando 55 proposições. Os senadores também aprovaram logo no início do ano legislativo cinco atos que disciplinaram procedimentos na própria comissão, como, por exemplo, no exame de embaixadores. Primeiro são lidos os relatórios das indicações, só depois marcadas as sabatinas dos indicados. Entre os projetos aprovados, o senador citou o que aumentou o percentual pago pelo Brasil ao Paraguai pelo uso de energia excedente na hidrelétrica de Itaipu e a adesão do Brasil à Unasul, a União de Nações Sul Americanas. Collor também ressaltou o trabalho de duas subcomissões ligadas à CRE, a Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, presidida pelo senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, e a Subcomissão de Acompanhamento da Rio mais 20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas, presidida por Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Cristovam elogiou o caráter inédito e relevante do ciclo de debates nas segundas-feiras à noite na Comissão de Relações Exteriores. (CRISTOVAM) Temos tidos verdadeiras aulas aqui dos convidados, é uma maneira de abrir o Brasil, sair do provincianismo que temos, inclusive aqui no senado, e abri o Brasil para o mundo. (REP) O ciclo de debates sobre geopolítica mundial vai continuar até o final de 2012. No semestre que vem, segundo Collor, os temas abordarão economia, começando pelas dificuldades enfrentadas pelos Estados Unidos e a crise que atinge países da União Européia.  

LOC: OS OITO DEBATES PROMOVIDOS PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, DE ABRIL A JUNHO, E MAIS DUAS AUDIÊNCIAS DA SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA RIO + 20 E DA SUBCOMISSÃO DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA, SERÃO RETRANSMITIDOS PELA TV SENADO ENTRE OS DIAS 18 E 29 DE JULHO, DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS DUAS DA TARDE. 

LOC: SERÃO AO TODO DEZ PROGRAMAS REVISADOS, SOMANDO 30 HORAS DE TRANSMISSÃO.
15/07/2011, 01h29 - ATUALIZADO EM 15/07/2011, 01h29
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00